15/10/2009

Parque Florestal do Jardim Brasília: outro projeto para 2010

Prefeitura vai recuperar nascentes no próximo ano

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

O presidente da AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende), Paulo Fontanezzi, prevê para o próximo ano, a recuperação de aproximadamente mil nascentes no município. O objetivo do trabalho, segundo ele, é a melhoria dos mananciais de água da cidade. – Queremos que Resende fique conhecida como a cidade protetora de água – justifica Fontanezzi. Segundo o presidente da AMAR, outros projetos estão previstos para 2010, entre eles o plantio de 200 mil mudas de árvores nas áreas de preservação permanente do município; a criação de um parque florestal no Bairro Jardim Brasília II; a demarcação de novas áreas de preservação ambiental nas localidades de Visconde de Mauá, Pedra Selada, Boca do Leão e no Pólo Industrial, além da elevação na quantidade de materiais arrecadados pelo sistema de coleta seletiva de lixo – a meta da Prefeitura é chegar a mil toneladas de materiais recicláveis coletados por mês. - Estas medidas com certeza vão ser fundamentais para que Resende continue alcançando bons resultados na área ambiental, incluindo os volumes significativos de recursos repassados à cidade através do ICMS Verde – acrescenta o presidente da AMAR. O QUE É - A lei do ICMS Verde, vigente a partir deste ano, e criada pela Secretaria de Estado do Ambiente, foi sancionada em outubro de 2007 pelo governador Sergio Cabral com objetivo de distribuir, até o ano fiscal de 2011, uma fatia de 2,5 por cento dos 25 por cento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço), que são repassados aos 92 municípios do Estado. Diferentemente da distribuição do ICMS, que obedece a critérios como número de habitantes e área territorial de cada município, o repasse do ICMS Verde, que deverá chegar a um valor total de aproximadamente R$ 100 milhões anuais em todo o território fluminense, beneficia as cidades que investem em ações voltadas ao meio ambiente, como tratamento de água e esgoto, manutenção de áreas verdes e fontes de água, além de tratamento de lixo.
Palavras chaves: QUALIDADE DE VIDA