13/05/2010

Prefeitura vai oferecer esporte e cultura para portadores de necessidades especiais

Projeto será lançado neste domingo, no Parque Tobogã (foto)

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) participa neste domingo, dia 16 de maio, no Parque Tobogã (foto), do lançamento do Programa Gente Eficiente, que vai oferecer atividades esportivas e culturais para os cidadãos portadores de necessidades especiais. O lançamento do programa será realizado de 8 às 13 horas, no Parque Tobogã, e contará também com a presença de vereadores, secretários municipais e representantes de segmentos organizados da sociedade. O Programa Gente Eficiente representa mais uma ação do Programa Resende Saudável, que foi lançado no ano passado com o objetivo de promover o bem-estar físico e mental do cidadão através de uma ação integrada entre as secretarias municipais. Pelo menos 500 cidadãos portadores de deficiência já se encontram inscritos no Programa Gente Eficiente, que vai oferecer atividades esportivas nas modalidades de atletismo, basquete, vôlei, futebol, atletismo, dança e natação. Com exceção das competições de natação – que serão realizadas no SESI (Serviço Social da Indústria) – as outras atividades vão acontecer no Parque Tobogã. Cerca de 50 profissionais – entre professores de Educação Física, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, médicos, orientadores pedagógicos e orientadores educacionais – formarão a equipe mutidisciplinar responsável pelo desenvolvimento das atividades e o acompanhamento dos atletas. - Não há dúvidas de que o Programa Gente Eficiente é mais uma realização concreta da proposta do nosso governo em promover a inclusão social dos cidadãos portadores de deficiência. Graças a um trabalho realmente comprometido com a dignidade do cidadão, tornamos realidade, desde janeiro do ano passado, diversas conquistas sociais para os segmentos da população de Resende, entre eles a infância e a adolescência, os idosos e os cidadãos portadores de deficiência. Isso porque o nosso governo respeita o cidadão, e trabalha para que todos os moradores de Resende vivam com dignidade – disse Rechuan. A superintendente especial de Eventos e Integração, Bianca Pena, uma das coordenadoras do Programa Resende Saudável, explica que o Programa Gente Eficiente será desenvolvido de forma integrada entre as seguintes secretarias e instituições municipais: Saúde; Educação; Assistência Social; Urbanismo e Arquitetura; Turismo e Comércio; Indústria, Tecnologia e Serviços; Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda; AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende); e FUNRESP (Fundação Resende Esportes), além da Superintendência Especial de Eventos e Integração. Segundo ela, qualquer cidadão portador de necessidade visual, mental, auditiva e física poderá se inscrever para as atividades do Programa, que poderão ser feitas nos seguintes pólos de inscrição: Centro de Referência de Assistência Social dos bairros Jardim Esperança, Toyota, Lavapés e Itapuca; Centro de Convivência dos Idosos do Parque Tobogã; CEDEVIR (Centro de Educação Municipal de Atendimento à Deficientes Visuais de Resende); AVAPE (Associação de Valorização de Pessoas com Deficiência); Escola Municipal Rompendo o Silêncio e Sociedade Pestalozzi de Resende. - A proposta da Prefeitura é atender o maior número possível de cidadãos portadores de necessidades especiais com as atividades do Programa Gente Eficiente, motivo pelo qual as inscrições estarão abertas permanentemente. Recentemente, a administração municipal lançou os jogos especiais para a Terceira Idade. Agora, estamos implantando este projeto para os portadores de necessidades especiais. Dessa forma, a administração do prefeito José Rechuan mostra o quanto realmente está comprometida em oferecer condições de uma vida melhor aos cidadãos que vivem em Resende – afirmou Bianca.
Palavras chaves: PROGRAMA GENTE EFICIENTE