12/09/2011

Prefeitura vai instalar mais 400 placas de sinalização no trânsito

Município reforça pintura de faixas em vários bairros

Prefeitura vai instalar mais 400 placas de sinalização no trânsito

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Prefeitura de Resende inicia nesta semana a instalação de mais 400 novas placas de sinalização no sistema viário da cidade. O trabalho reforçará a série de ações desenvolvidas desde 2009 pela Superintendência de Trânsito e Transporte do Município com o objetivo de ampliar as condições de segurança nas ruas, avenidas e praças da área urbana.

Com isso, o número de placas de trânsito instaladas pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) chegará a 1.200 até o final deste ano.

O titular da Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Roque Cerqueira, informou que as novas placas vão conter informações sobre os locais permitidos para estacionamento de veículos, áreas nas quais é proibida a parada de carros e velocidade máxima em cada um dos trechos sinalizados, entre outras orientações.

A instalação destas placas começará pela Rua Nossa Senhora de Fátima, no bairro Paraíso, e depois será reforçada em outros bairros do perímetro urbano, como Campos Elíseos, Centro e Manejo.

A realização de serviços de sinalização no trânsito da cidade vem sendo intensificada cada vez mais pela Prefeitura.

Recentemente, a Superintendência de Transporte e Trânsito do Município executou a pintura de mais de 20 faixas destinadas à travessia de pedestres, nas cores azul e branco, próximo  a colégios de Resende, como as escolas José Medeiros de Camargo (Paraíso), Olavo Bilac (Campos Elíseos), Salesiano (Jardim Jalisco), Getúlio Vargas (Cidade Alegria) e Dom Bosco (Alvorada).

- Com a pintura desta faixa, estamos reforçando as ações educativas promovidas no sentido de conscientizar cada vez mais o cidadão sobre o quanto é importante e necessário o respeito às normas de trânsito. Acreditamos que a realização deste serviço nas proximidades de áreas onde há a circulação de estudantes poderá contribuir ainda mais para que um número cada vez maior de pessoas possa ser conscientizado, já que os alunos poderão atuar como agentes multiplicadores das informações, levando-as aos seus pais, amigos e vizinhos - salientou o superintendente.

Outras ações implementadas pela Prefeitura há poucas semanas no sistema viário do Paraíso foram a pintura do meio-fio e a proibição do estacionamento de caminhões que antes permaneciam estacionados 24 horas por dia na Rua Nossa Senhora de Fátima e vias próximas, dificultando dessa maneira a circulação de veículos e pedestres.

A escolha do Paraíso para concentrar as ações de melhorias no sistema viário (foto) nos últimos dias ocorreu devido ao fato de o bairro ser um dos mais populosos de Resende, concentrando com isso uma quantidade significativa de automóveis, motocicletas e bicicletas.

- O trabalho feito no Paraíso já pode ser considerado uma  referência para Resende. E é bom frisar que já estamos realizando estas ações em outros pontos da cidade. No Manejo, por exemplo, a Avenida Coronel Mendes foi toda sinalizada, por meio da pintura de faixas de pedestres e da sinalização marcando a divisão de pistas. Já no Montese implantamos um sistema binário de trânsito, com o objetivo de favorecer a segurança e conforto de moradores, onde também colocamos placas de sinalização – complementou Roque.

Palavras chaves: SISTEMA VIÁRIO