11/05/2009

Prefeitura vai criar núcleos da Defesa Civil nos bairros

Serviço vai auxiliar Poder Público nas ações de prevenção contra acidentes

Prefeitura vai criar núcleos da Defesa Civil nos bairros

Crédito: Wagner Alves

Como forma de auxiliar o Poder Público nas ações de mapeamento e prevenção de acidentes em áreas de risco, a Prefeitura, através da Coordenadoria de Defesa Civil do Município, vai criar os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECS).  A medida foi anunciada na manhã desta segunda-feira pelo coordenador do órgão, Marco Antônio de Resende Passos. Segundo ele, estes núcleos vão ser formados por cidadãos que tenham disponibilidade para atuarem como voluntários – os integrantes de cada núcleo serão escolhidos dentro das próprias comunidades.

A implantação em Resende dos NUDECS – cujo funcionamento nos municípios é uma exigência da Secretaria Nacional de Defesa Civil – acontecerá nas próximas semanas. O próximo passo visando à criação do serviço será a realização de um encontro do coordenador da Defesa Civil do Município com os administradores regionais e os representantes das associações de moradores no sentido de apresentar o projeto e agilizar os procedimentos necessários à sua implantação.

- A instalação do NUDEC é considerada uma prioridade nas áreas de risco. O Núcleo tem como objetivo preparar as comunidades para os casos de emergência. Trata-se de um serviço auxiliar de grande importância ao trabalho do Poder Público na prevenção e no atendimento aos casos de emergência – disse o coordenador.

Os voluntários escolhidos em comum acordo com as comunidades passarão por um curso de capacitação, através do qual vão aprender, entre outras coisas, a reconhecer nos próprios locais onde moram as áreas de risco e as ações preventivas a serem adotadas com o objetivo de evitar possíveis acidentes. A capacitação será ministrada por representantes da Defesa Civil do Município e do Estado com a supervisão da Secretaria Nacional do órgão.

AÇÃO PREVENTIVA – A Coordenadoria de Defesa Civil do Município vem intensificando o trabalho de vistoria nas obras em residências interditadas pelo órgão durante as chuvas nos primeiros meses deste ano.        As áreas onde ocorreram deslizamentos de terras ou nas quais foi determinada a construção de muros de contenção também estão sendo visitadas pelos técnicos. A Defesa Civil realiza ainda vistorias em alguns bairros da cidade, entre eles Vila Vicentina, Cabral, Surubi e Novo Surubi.  O trabalho tem como objetivo evitar eventuais incidentes, principalmente na época das chuvas fortes.

- No caso da Defesa Civil, a prevenção também é fundamental. Por isso, mesmo com o fim do período das chuvas, continuamos trabalhando neste sentido visando diminuir os riscos de problemas no futuro – concluiu o coordenador.

Palavras chaves: SEGURANÇA