19/01/2010

Avenida Gustavo Jardim receberá mais obras de melhorias

Prefeitura vai construir novos terminais rodoviários

Crédito: Wagner Alves

A Prefeitura de Resende já tem pronto um projeto que prevê a construção de três terminais rodoviários, no Centro da cidade, que vão ter como objetivo desafogar o tráfego de veículos nesta região do Município, além de oferecer mais conforto aos usuários de ônibus. O primeiro terminal será destinado exclusivamente aos coletivos responsáveis pelas linhas intermunicipais – que ligam Resende a Itatiaia (incluindo Penedo), Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis e Porto Real, entre outros. O novo ponto irá funcionar na Rua Pintor Nunes de Paula, próxima à antiga sede do SAAE, onde as obras encontram-se bem adiantadas.

Na previsão do superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Roque Cerqueira, o terminal da Rua Pintor Nunes de Paula deve ser inaugurado no dia 29 de janeiro.

- Estamos trabalhando para entregá-lo à população o mais rápido possível, pois, de acordo com nossos estudos, esta iniciativa, além de beneficiar os usuários dos ônibus, irá contribuir para diminuir ainda mais os riscos de congestionamentos - salientou Roque.

O superintendente informou que os novos terminais, como prevê o Projeto Urbano Humano estabelecido pela Prefeitura, serão dotados de coberturas; bancos; placas indicando saídas, cidades e horários dos ônibus; além de sinais de trânsito, um deles supersensível, especial para cidadãos deficientes auditivos ou visuais.

Um outro terminal será construído próximo ao Espaço Z (antigo Supermercado dos Produtores), para abrigar ônibus que servem à Região da Grande Alegria. Já o outro terminal será destinado aos passageiros dos ônibus que ligam o Centro às regiões da Grande Paraíso e da Fazenda da Barra. O local de construção deste terminal ainda não está definido.

- Neste caso, estamos analisando duas possibilidades: Rua Paul Harris, onde se localiza a Casa da Amizade ou a Avenida Saturnino Braga – informou Roque, salientando que os trabalhos têm prazo para serem concluídos até o final de março.

Outra obra de adequação viária prevista para o Centro será a retirada do canteiro central da Avenida Gustavo Jardim (foto), no trecho entre o Espaço Z e a residência oficial do general comandante da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). A medida tem como objetivo melhorar ainda mais as condições para o tráfego de veículos no Centro de Resende. Desde o dia 20 de novembro do ano passado, quando foram implantadas as modificações no trânsito em Resende, o tráfego na Gustavo Jardim passou a ser feito apenas no sentido Centro-Campos Elíseos.
Palavras chaves: TRÂNSITO