05/01/2010

Outras unidades habitacionais serão construídos na Alegria Velha

Prefeitura vai construir casas populares na Fazenda da Barra III

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende promove licitação pública, no próximo dia 19, para apontar a empresa responsável pela construção de mais 30 casas populares na cidade, desta vez no bairro Fazenda da Barra III. As obras, segundo o prefeito José Rechuan (DEM), serão realizadas através de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal, via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Elas devem começar até o final de fevereiro, com prazo de seis meses para conclusão. O Município receberá cerca de R$ 500 mil destinados à construção das unidades habitacionais deste novo empreendimento. Já a Prefeitura entrará com uma contrapartida de cerca de R$ 250 mil. As casas a serem construídas na Fazenda da Barra III, de acordo com o diretor de Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura, Natalino de Abreu, terão 32,6 metros quadrados de dimensão. Cada unidade será composta por sala, cozinha, quarto, banheiro, além de uma área reservada para a construção de outro quarto. O diretor informou também que o projeto será destinado, prioritariamente, às famílias de baixa renda, já cadastradas pela Prefeitura, residentes em áreas ou em condições consideradas de risco pela Defesa Civil. - Dentro destes casos, com base em exigências do Ministério das Cidades, estamos procurando contemplar idosos, cidadãos portadores de necessidades especiais e mães que atuam como chefes de família - salientou Natalino, lembrando que o valor da mensalidade de cada um destes imóveis vai girar em torno de R$ 50,00 e o prazo de financiamento será de seis anos. Além da implantação deste empreendimento habitacional na Fazenda da Barra III, Natalino disse também que outras cerca de 500 residências populares, entre casas e apartamentos, deverão ser construídas ainda neste ano no bairro Alegria Velha, próximo ao Colégio Antonina Ramos Freire, na região da Grande Alegria. Neste caso, as obras estão previstas para serem realizadas dentro do Minha Casa, Minha Vida, programa lançado ano passado pelo Governo Federal em parceria com as prefeituras. As inscrições de famílias interessadas na aquisição de imóveis provenientes deste projeto já foram realizadas pela Prefeitura de Resende em 2009. Desde janeiro do ano passado, a Prefeitura já entregou 276 casas populares, sendo 253 no Jardim Aliança II e outras 23 na Rua Nossa Senhora da Glória (Paraíso) - foto. Estas unidades foram construídas através, respectivamente, do PAR (Programa de Arrendamento Residencial) e do PSH (Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social). Em breve, outras 60 unidades habitacionais do Jardim Aliança II vão ser entregues aos respectivos mutuários, totalizando dessa maneira 313 casas neste empreendimento localizado também na região da Grande Alegria.
Palavras chaves: MORADIA