11/05/2012

Prefeitura treina trabalhadores para entrevistas de emprego

Secretaria de Indústria anuncia capacitação para costureiras

Prefeitura treina trabalhadores para entrevistas de emprego

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços, em parceria com a agência local do Sine (Sistema Nacional de Empregos), entregou nesta quinta-feira, dia 10, certificados de conclusão para 14 alunos que participaram do curso "Entrevista sem medo". Esta já é a terceira turma beneficiada com a capacitação, que visa preparar quem procura uma vaga no mercado de trabalho para o momento da entrevista de emprego.

- A entrevista é, muitas vezes, o primeiro passo para a contratação de um profissional e é também uma das maiores dificuldades dos candidatos. Por isso, achamos importante lançar este curso visando prepará-los para este momento que pode ser decisivo na sua vida profissional - explica o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira.

O projeto acontece toda quinta-feira, às 14h, na sede do Sine, que fica na rua Ezequiel Freire, 71, próximo à Rodoviária Velha, onde os candidatos interessados podem fazer as suas inscrições de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ministrado pela psicóloga especializada em Recursos Humanos, Renata Almeida, o treinamento começou no final de abril. Nele, os participantes recebem orientações sobre como proceder durante uma entrevista de emprego e até como se vestir.

Durante a entrega dos certificados, o secretário anunciou que deve ter início nos próximos meses um curso de corte e costura no Centro Municipal de Capacitação, localizado na Estação Ferroviária, em Campos Elíseos. Para isso, a Prefeitura instalará no local 10 máquinas de costura. A capacitação visa preencher a demanda de 200 vagas que serão abertas no município com a instalação da Politex, empresa do ramo de confecção de roupas para cama, mesa e banho. A fábrica já está em obras, na região da Fazenda da Barra.

- Queremos gerar empregos em Resende, mas queremos também preparar os resendenses para ocuparem essas novas vagas - ressaltou Edgar Moreira, lembrando que, em 2011, foram abertas 303 novas empresas de pequeno, médio e grande portes na cidade, entre elas a Nissan.

Edgar Moreira informou também que, juntamente com a montadora japonesa, mais 50 novas empresas que produzem insumos para a Nissan também deverão vir para Resende. Ele destacou ainda os trabalhos da Prefeitura para garantir a inclusão dos resendenses no mercado de trabalho, como as parcerias com o Senai e o Senac, que oferecem vagas gratuitas em cursos profissionalizantes. Além disso, o secretário citou também a parceria da Prefeitura com a empresa Faureccia, que resultou na contratação de 110 pessoas, além de 60 costureiras, empregadas na fabricação de bancos para carro.

Palavras chaves: EMPREGO