30/07/2009

“Linha Viva” começa a funcionar nesta segunda-feira, dia 03

Prefeitura terá serviço 0800 para atender o cidadão

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Por meio da Ouvidoria Geral do Município, a Prefeitura de Resende irá disponibilizar, a partir da próxima segunda-feira, dia 03 de agosto, um serviço de discagem gratuita à população, através do qual o cidadão poderá obter informações sobre os serviços prestados pela administração municipal, tirar dúvidas, dar sugestões, registrar reclamações do serviço público municipal ou ainda solicitar a atuação da Prefeitura na busca da solução para os problemas apresentados no ato da ligação. Os oito atendentes do Linha Viva, como está sendo chamado o serviço de Call Center da Prefeitura, atenderão pelo número 0800 889 0808, de segunda a sábado, de oito da manhã às oito da noite.

No entendimento do prefeito José Rechuan (DEM), a implantação deste novo serviço vai aproximar ainda mais o cidadão da administração municipal, “facilitando principalmente a solução de problemas enfrentados no dia-a-dia pelos moradores de Resende e contribuindo para que as ações da Prefeitura atendam aos verdadeiros anseios da população da cidade”. Ele destacou ainda que, através do serviço Linha Viva, a Prefeitura “demonstra o seu comprometimento em trabalhar de mãos dadas com o cidadão”.

- O povo de Resende é o verdadeiro dono da Prefeitura. Ou seja: a Prefeitura é do povo. Por isso, a opinião dos moradores de Resende deve ser levada em conta. Não há dúvidas de que esse novo sistema de comunicação entre os moradores da cidade e o poder público vai ser importante para que a administração municipal preste um serviço cada vez melhor – disse Rechuan.

A Ouvidoria estima que o Linha Viva deverá atingir a média de aproximadamente três mil atendimentos mensais ainda neste semestre.  O serviço será operacionalizado pela empresa Intenáutica Call Center, que venceu a concorrência aberta pela Prefeitura, apresentando o menor valor para implantação do sistema de atendimento. A Intenáutica Call Center atualmente presta serviços para a Prefeitura de Niterói, a Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro e para a Fundação Roberto Marinho, entre outras instituições.

O assistente da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Resende, Antonio Leão, salienta que o Linha Viva vai representar um primeiro atendimento ao cidadão e poderá ser definido como “uma espécie de porta de entrada para que a população chegue mais facilmente ao setor responsável da Prefeitura, capaz de fornecer o atendimento por ele solicitado”. Leão explica ainda que as informações registradas pelos atendentes serão encaminhadas aos respectivos setores da administração municipal, os quais são responsáveis pelos assuntos tratados durante o atendimento.

- Em cada Secretaria haverá um funcionário já treinado e que será responsável por receber as informações do Linha Viva, providenciar o encaminhamento ao setor competente daquela Secretaria e depois responder individualmente à cada uma delas para que o cidadão possa ter uma resposta em um prazo máximo de duas semanas, uma vez que no ato da ligação ele receberá o número do protocolo de atendimento – declara Antônio Leão.

Segundo ele, cada secretário terá um acesso exclusivo ao sistema e poderá monitorar permanentemente as demandas direcionadas para a secretaria da qual é responsável, podendo ainda acompanhar de que forma elas estão sendo respondidas. Antônio Leão disse que o atendimento do cidadão através da Ouvidoria Geral continuará sendo feito até que as pessoas passem gradativamente a utilizar o Linha Viva, ficando os serviços da Ouvidoria direcionados para os casos mais complexos.

Palavras chaves: CIDADANIA