20/01/2015

Prefeitura terá apoio da AMAN no combate à dengue

Crédito: Jorge Trindade

A Secretaria Municipal Saúde anunciou uma mega operação de combate e prevenção à dengue na região da Grande Alegria, neste sábado e domingo, dias 24 e 25, das 8 às 17 horas. A AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) vai disponibilizar cerca de 150 homens para apoiar ação, e haverá também um reforço de cerca de 50 voluntários da Cruz Vermelha. A expectativa é a de que, ao todo, participem 350 pessoas, incluindo agentes da Prefeitura.

Os profissionais serão divididos em oito equipes, que atuarão desde o bairro Itapuca até o bairro Jardim Aliança II, a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. As equipes contarão com bases de apoio no Colégio Getúlio Vargas e Ciep Brizolão 489 – Augusto de Carvalho (na Cidade Alegria), Ciep Brizolão 347–Dr. Jorge Miguel Jayme (no Toyota), escolas Lídia Pires (na Itpauca), e Marieta Salles Cunha (na Baixada da Olaria). Oito máquinas retroescavadeiras e 16 caminhões darão suporte à ação.

- A situação naquela região é preocupante e, por isso, estamos mobilizando todos os esforços para conseguir controlar o avanço da doença. Fazemos um alerta para que os moradores abram suas casas e recebam os agentes de saúde e os voluntários - explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.

Todos os órgãos municipais estarão envolvidos na operação. Com o apoio de funcionários da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, unidades esportivas da Grande Alegria serão vistoriadas, entre quadras e ginásios. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos vai reforçar a campanha de orientação dos moradores quanto à prevenção e combate do mosquito.

No Período de 1º de janeiro até o último dia 16, 520 casos da doença foram notificados em toda a cidade, sendo uma grande parte na região da Grande Alegria. Segundo o secretário, todos os casos suspeitos estão sendo tratados como se fossem dengue.

A Secretaria de Saúde alerta que para a eliminação dos focos do mosquito não bastam as ações da Prefeitura, que são realizadas durante todo o ano. Para isso, é imprescindível a conscientização da população que deve: não deixar água parada em pneus ou qualquer objeto que acumule água; não deixar água acumulada sobre a laje das residências ou calhas; manter caixas d’água, poços e outros reservatórios devidamente tampados; tratar a água das piscinas com cloro; eliminar os pratinhos das plantas; proteger vasilhas de águas dos animais ou trocá-las todos os dias, lavando a vasilha.

Nos dias da operação, sábado e domingo, a Prefeitura orienta que os moradores da Grande Alegria coloquem nas calçadas materiais que serão descartados para serem recolhidos pelas equipes e caminhões.

- Todas as casas daquela região serão monitoradas. Vamos trabalhar para diminuir o número de larvas, que está muito alto, para, quando vierem as chuvas, a situação não se tornar ainda pior, alertou.

Palavras chaves: Dengue