17/09/2010
Prefeitura supera mais uma vez a meta nacional de vacinação
Secretaria de Saúde imunizou quase 99 por cento das crianças
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
Na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil), realizada no dia 14 de agosto (foto), a Secretaria Municipal de Saúde superou, pela segunda vez seguida, a meta fixada pelo Ministério da Saúde, imunizando 9.069 crianças de zero a cinco anos de idade. Esse número corresponde a 98,21% da população do município dentro dessa faixa etária. O percentual estabelecido pelo Governo Federal era de 95 por cento.
No mês de junho deste ano, durante a primeira etapa da imunização contra a paralisia infantil, o índice alcançado na cidade foi de 99 por cento, quatro por cento a mais da meta nacional,
A Secretaria Municipal de Saúde acredita que um dos fatores que contribuíram para a superação da meta inicial foi a antecipação da campanha nas comunidades rurais pelo Serviço de Imunização, setor responsável pela busca em suas residências das crianças a serem imunizadas.
Além disso, todas as unidades do Programa Saúde de Família mantiveram uma listagem completa, durante a campanha, com os nomes de todas as crianças até cinco anos que deveriam ser vacinadas em cada bairro. Com isso, quem deixou de comparecer aos postos de vacinação nos dias oficiais da imunização, recebeu uma visita dos agentes de saúde lembrando os pais ou responsáveis a respeito da necessidade de levar as crianças até as unidades.
- Felizmente, desde o ano passado, temos constatado resultados positivos nas campanhas de vacinação promovidas pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Foi assim também nas gripes contra a gripe em idosos e a gripe H1N1 (gripe suína). Devo reconhecer publicamente a importância do trabalho feito por todos os servidores envolvidos nas campanhas de vacinação em Resende. Os números mostram que este trabalho tem sido marcado por muita eficiência, e elevado espírito público, a favor da preservação da vida das pessoas – declarou o prefeito José Rechuan (DEM).
O prefeito lembrou que, no caso da imunização visando evitar casos da gripe comum em idosos, o percentual alcançado em Resende este ano foi 84,32 por cento.
Já com relação à vacinação contra a gripe H1N1, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 89,33 por cento. Nas duas campanhas, a meta nacional era de 80 por cento. Com relação ainda à vacinação contra a gripe em idosos, no ano passado (2009), Resende já tinha se destacado no cenário regional. Entre as cidades do Sul Fluminense habitadas por mais de cem mil moradores, o Município foi o que mais vacinou.
OUTRAS AÇÕES – Nos dias 30 de setembro e 01° de outubro, de 9 horas ao meio-dia, funcionários do Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde estarão na Águas das Agulhas Negras, concessionária do sistema de água e esgoto do município. Os profissionais desta empresa vão ser vacinados contra hepatite B, difteria e tétano.
Palavras chaves: PARALISIA INFANTIL