Superintendência de Defesa Civil

08/02/2011

Prefeitura solicita recursos do FGTS para vítimas de enchentes

Defesa Civil cadastra 84 famílias afetadas por transbordamento do Rio Sesmarias em dezembro

Prefeitura solicita recursos do FGTS para vítimas de enchentes

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura encaminhou esta semana à CEF (Caixa Econômica Federal) a documentação que permitirá às famílias afetadas em Resende pelas chuvas de dezembro retirar parte do saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) visando aplicá-la na recuperação de bens perdidos durante a ocorrência de enchentes.

O limite de saque permitido para cada família está estimado em R$ 5, 4 mil.

Em atendimento às exigências da Caixa Econômica, a Prefeitura remeteu a cópia do decreto de Situação de Emergência do Município, assinado pelo prefeito José Rechuan (DEM) logo após o transbordamento do Rio Sesmarias no dia 15 de dezembro; a cópia da portaria publicada pelo Diário Oficial da União reconhecendo a Situação de Emergência em Resende; o relatório de Avaliação de Danos (AVADAN) feita pela Defesa Civil do Município; e a relação de todas as áreas afetadas, com endereços e os nomes dos proprietários das residências atingidas.

De acordo com o diretor de Defesa Civil do Município, Marco Resende, 84 famílias foram cadastradas pela Prefeitura como vitimas das enchentes em diferentes pontos da cidade.

O saque do FGTS nesta situação será liberado mediante a apresentação da Carteira de Identidade e da Carteira de Trabalho do proprietário do imóvel, além do comprovante de residência numa das áreas atingidas e reconhecidas pelo Município.

A comprovação poderá ser feita por meio das contas de luz, água ou de telefone, entre outros documentos. O titular da conta do FGTS que perdeu os documentos durante as chuvas deverá solicitar uma declaração da Prefeitura atestando que o seu imóvel foi afetado.

Segundo a relação anexada aos documentos enviados pela Defesa Civil à Caixa Econômica, os locais mais afetados em Resende foram as ruas e avenidas Coronel Rocha Santos, Itamar Bopp, Richard de Andrade, Rodolfo Pellini Filho, José Geraldo Coutinho, Joaquim de Azevedo, Raphael Andréa, João Ferreira Pinto, General Affonseca, e o Condomínio Chácara do Tácito. Estes logradouros ficam nas regiões dos bairros Jardim Brasília, Parque Ipiranga, Centro, Jardim Jalisco e Alvorada.

Na opinião do prefeito José Rechuan (DEM), o apoio proporcionado pela liberação dos recursos do FGTS “chega em um momento importante para as famílias que tiveram seus bens destruídos e precisam recomeçar a vida”.

Informado de que a Caixa Econômica iria autorizar o saque às vítimas das chuvas em várias regiões do País, Rechuan determinou imediatamente à Defesa Civil que fosse dada prioridade ao envio dos documentos necessários, “visando fazer com que as famílias atingidas tivessem acesso aos recursos o mais rápido possível”.

Rechuan lembrou ainda que o transbordamento do Rio Sesmarias foi causado por uma tromba d`água ocorrida no município paulista de São José do Barreiro. Segundo ele, o socorro da Prefeitura de Resende às famílias residentes nas moradias localizadas às margens do manancial foi imediato.

Entre outras ações, a Prefeitura distribuiu materiais de limpeza doméstica e de higiene pessoal; aplicou vacinas contra tétano; intensificou as campanhas de prevenção contra dengue e leptospirose, além de ter promovido a limpeza dos bairros atingidos (foto) e recuperado em apenas 15 dias a ponte sobre o Rio Sesmarias, que se localiza próximo à esquina da Avenida Saturnino Braga com Avenida João Ferreira Pinto. Esta ponte também teve a estrutura danificada por causa do temporal.

Palavras chaves: CHUVAS