02/10/2012
Prefeitura solicita melhorias para o Aeroporto Agulhas Negras
Investimentos devem ampliar pista de pouso e decolagem e reformar terminal de passageiros
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
O Secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, anunciou na manhã desta terça-feira, dia 02, que enviou uma carta para a Secretaria de Aviação Civil, solicitando melhorias e adequações para o Aeroporto Agulhas Negras, em Resende.
Dentre as benfeitorias necessárias estão: implantação de uma estação de telecomunicação, seção de combate a incêndio (SCI), aparelho de raio-X com esteira, saguão e terminal de passageiros novos, recapeamento e ampliação da pista de pouso e decolagem e um caminhão novo de combate a incêndios.
De acordo com o estudo e levantamento de preço realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, o total dos investimentos será da ordem de R$ 25 milhões e deverá ser financiado através do Programa Nacional de Aviação Civil, da Secretaria de Aviação Civil. As benfeitorias visam melhorar o aeroporto e a capacidade de atendimento aos passageiros.
- Com o aumento da demanda de operações no Aeroporto Agulhas Negras, essas melhorias se fazem necessárias visando oferecer mais segurança nos voos e conforto aos usuários - destacou Edgar, acrescentando que através da operação conjunta das empresas TRIP e Linhas Aéreas Azul, a oferta de destinos chega a 80 municípios do Brasil, atendendo principalmente a demanda do turismo de negócios.
Atualmente, o Aeroporto Agulhas Negras conta com dois voos regulares, um que sai de Juiz de Fora (MG) e chega a Resende às 10h55, de onde parte para Guarulhos (SP), às 11h20. O avião retorna de Guarulhos às 14h55, decolando novamente para a cidade mineira às 15h20.
Ainda de acordo com o Secretário de Indústria e Tecnologia do município, na próxima quinta-feira, dia 04, ele participará de uma reunião na sede do Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR), situada na cidade do Rio de Janeiro, para discutir a zona de proteção de aeródromo e a elaboração de planos de segurança de voos.
Palavras chaves: INFRAESTRUTURA