Obras e Serviços Públicos

29/08/2013

Prefeitura segue com obra na Avenida Coronel Mendes

Projeto prevê intervenções nas calçadas para alargamento da via e para implantação de estacionamento

Prefeitura segue com obra na Avenida Coronel Mendes

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através das Secretarias de Obras e de Urbanismo e Arquitetura, segue com as ações na Avenida Coronel Mendes, no bairro Manejo. De acordo com o secretário de Obras, Rubens Almada, neste momento o serviço topográfico é realizado no local.

Além disso, a Secretaria de Obras está finalizando os estudos das interferências que serão necessárias na parte de infraestrutura, como, por exemplo, na rede de gás e de energia elétrica, junto com as concessionárias responsáveis pelos serviços.

Iniciada no começo de agosto, a obra prevê intervenções nas calçadas para alargamento da via e inicio do projeto de estacionamento tipo "espinha de peixe", além da construção de uma rotatória próxima à entrada do Aeroporto Agulhas Negras.

De acordo com o secretário, a proposta de mudança na Avenida Coronel Mendes visa a uma melhora na fluidez do trânsito na região do Manejo, otimizando a segurança de motoristas e pedestres, bem como uma atenção ao comércio local.

- Estamos iniciando esta que é uma das grandes ações do Projeto Urbano Humano, implantado em 2009, que já passou pelas principais vias do Centro Antigo e Campos Elíseos - comenta o secretário Rubens.

Nesta primeira fase da obra, as intervenções ocorrem na altura da Avenida Juscelino Kubitschek até a entrada da Avenida General Affonseca, trecho que no novo Plano de Mobilidade Urbana passará a ser mão única (sentido Cidade Alegria). Entre os serviços previstos estão escavações, drenagem de águas pluviais, pavimentação asfáltica e recolocação de meio fio. O trecho receberá ainda novos pontos de ônibus e uma ciclovia.

Conforme explica o secretário de Urbanismo e Arquitetura, Ton Kneip, o projeto do Manejo contará com uma nova estrutura de trânsito. Além da alteração de mão na Avenida Coronel Mendes, que passará a ser completamente mão única até o inicio da Avenida General Affonseca, que por sua vez, também passará a contar com sentido único, no sentido Universidade Estácio de Sá.

- Essas modificações criarão um grande anel viário de fluxo de veículos. Dentro dos bairros que margeiam a Avenida Coronel Mendes, ruas também passarão a ter sentido único, com exceção as Avenidas Governador Portela (Vila Julieta) e Riachuelo/Romeu Marques (Liberdade), que seguirão mão dupla - explica Ton.

Palavras chaves: OBRAS