08/04/2013
Prefeitura renova convênio com Programa Estrada para a Cidadania
Ação prevê oficinas pedagógicas com professores e diversas atividades com estudantes da rede
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Prefeitura de Resende assinou no último mês o termo de compromisso do Programa Estrada para a Cidadania - edição 2013, promovido através de uma parceria entre o governo municipal e a CCR Nova Dutra, concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra. O objetivo é levar informações sobre segurança no trânsito, cidadania e meio ambiente aos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
A ação é desenvolvida de forma integrada entre a Secretaria de Educação e a Superintendência Municipal de Trânsito, via DET (Divisão de Educação para o Trânsito). A Nova Dutra oferece oficinas pedagógicas e materiais didáticos aos professores, para que se tornem multiplicadores e possam realizar as atividades propostas em sala de aula.
Os estudantes recebem livros didáticos que são utilizados no decorrer do ano. Além disso, eles desenvolvem atividades extracurriculares como Blitz Educativa e Cidadania na Estrada (confecção de cartinhas que são entregues nos pedágios) e do Concurso Arte na Estrada, que premia os melhores trabalhos artísticos sobre o tema meio ambiente.
Na parte do trânsito, o programa trabalha a conscientização e a formação da cidadania. Do meio ambiente, os estudantes aprendem sobre preservação através de atividades lúdicas, diagramas, etc.
- O objetivo é disseminar noções de segurança no trânsito, cidadania e respeito ao meio ambiente. Com isso, estamos resguardando a formação dos nossos alunos, levando também para suas famílias informações e conceitos que fazem toda a diferença - ressalta a secretária municipal de Educação, Rosaly Azevedo.
Este ano a iniciativa vai atender as seguintes unidades de ensino: Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Bairro Cabral, Dona Mariúcha (Santo Amaro), Esther Politi (Fazenda da Barra I), Francisco Quirino Diniz (Visconde de Mauá), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Lídia Pires Magalhães (Itapuca), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Sagrado Coração (Lavapés), Surubi, Associação Pestalozzi Resende (Jardim Brasília), Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio (Alvorada), Ciep 489 - Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), Ciep 342 Geraldo da Cunha Rodrigues (São Caetano), Ciep 347 Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota) e Escola Estadual Governador Roberto Silveira (Paraíso).
Nesta quinta-feira, dia 11, coordenadores do programa participarão de uma formação em São Paulo. O encontro reunirá representantes de 90 municípios dos estados do Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo, contemplados com a iniciativa. Já no dia 22 de abril será realizada uma reunião geral voltada para professores dos 4º e 5º anos da rede municipal, na Casa da Amizade.
Concurso - Uma das ações do Programa Estrada para a Cidadania é a realização do Concurso de Desenhos Arte na Estrada, com o tema meio ambiente. No ano passado, a estudante Clarisse do Nascimento Souza, do quinto ano da Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), venceu o concurso entre as escolas municipais em Resende e também em nível nacional, disputando entre 50 mil desenhos de 34 municípios. Ela recebeu um iPod e um netbook como premiação.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO