Fazenda

21/01/2013

Prefeitura registra aumento no número de novas empresas

Em 2012, Resende recebeu 316 novas empresas que se instalaram ou iniciaram processo de instalação

Prefeitura registra aumento no número de novas empresas

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Segundo dados divulgados esta semana pela Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços de Resende, no ano passado, 316 novas empresas se instalaram ou iniciaram seus processos de instalação no município. As principais delas, do segmento automotivo, são as primeiras prestadoras de serviços da fábrica da Nissan.

De acordo com o secretário Edgar Moreira, comparado com balanços dos anos anteriores os números são positivos. Ele recorda que no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2011, a Prefeitura registrou a instalação de 303 novas empresas.

- A administração municipal investiu em infraestrutura e nas parcerias, o que resultou em credibilidade junto às empresas. O resultado é o crescimento econômico da cidade e a geração de centenas de novos empregos - ressalta Edgar.

No relatório divulgado pela Secretaria, as principais empresas que se encontram em processo de instalação são as prestadoras de serviços da Nissan: Kinugawa Rubber, que fabricará borracha de vedação; Yorozu, responsável pela suspensão; Mitsui Steel, bobinas de aço e Tachi-S, que cuidará da fabricação de bancos. Inicialmente elas vão gerar cerca de 900 empregos, mas a previsão é de que até 2014 sejam 1.680 novos postos de trabalho. Além disso, a Secretaria está concluindo negociações com outras empresas.

- A expectativa é de que aproximadamente 50 prestadoras de serviço da Nissan se instalem na cidade, o que vai representar a criação de 20 mil novos postos de trabalho até o ano de 2018 - frisa.

As obras da fábrica da montadora japonesa já estão adiantadas, e a empresa confirmou a inauguração para o início de 2014.

Entre as ações da pasta para este ano, Edgar Moreira destaca a continuidade do projeto de incentivo à vinda de médias e pequenas empresas para Resende, com a implantação de Condomínios Industriais. De acordo com o secretário, até janeiro de 2014 a demanda da Região das Agulhas Negras para a instalação de novas empresas é de 520 mil metros quadrados de galpões industriais.

- Em 2012, iniciamos algumas negociações com grupos de investidores e no início deste ano estamos definindo quais os próximos passos - adianta o secretário.

Outra ação para 2013 é a consolidação de um pólo de tecnologia, segmento que oferece remunerações maiores por utilizar mão de obra especializada. Tão logo fique pronta a infraestrutura, a Prefeitura iniciará as negociações com as empresas.

Palavras chaves: INDÚSTRIA