08/12/2010
Prefeitura reforma instalações, compra equipamentos e contrata mais profissionais
Quase nove mil animais, entre cães e gatos, foram vacinados este ano
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira, dia 08, um balanço das ações e melhorias realizadas este ano no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) - foto, unidade responsável, entre outros serviços, pelas campanhas de vacinação anti-rábica em cães e gatos, recolhimento e castração de animais. Segundo o relatório, em 2010 foram investidos aproximadamente R$ 120 mil na reforma do canil.
Entre os serviços realizados no canil estão a ampliação do número de boxes para o abrigo dos animais, pintura, reparos no sistema de energia elétrica e substituição do piso.
Outro resultado positivo apontado no balanço das atividades do CCZ neste ano foi a contratação de mais três veterinários, o que vem permitindo o aumento do número de cirurgias de castração, de acompanhamento pré e pós-operatório e atendimento às situações de emergência de animais recolhidos pelas ruas. Atualmente, a equipe do canil é formada por 12 funcionários, que inclui também assistentes de cirurgias, auxiliares de serviços gerais e motoristas, entre outros profissionais.
A Secretaria Municipal de Saúde comprou ainda equipamentos para a sala de cirurgia, materiais destinados ao armazenamento de vacinas e um veículo para a apreensão de animais de pequeno porte. Com relação à vacinação anti-rábica, em 2010 foram imunizados 8.943 animais, entre cães e gatos.
Até outubro, o CCZ havia realizado cerca de 800 cirurgias de castração em animais apreendidos ou cujos proprietários eram de baixa renda. Todos os cães apreendidos nas ruas são castrados, vacinados e registrados. Enquanto permanecem no CCZ, eles recebem o tratamento e os medicamentos necessários.
O procedimento de identificação eletrônica de animais encaminhados para a castração, bem como a tatuagem dos animais apreendidos nas ruas, também foi implantado neste ano com o objetivo de incentivar a guarda responsável dos animais. Dentro ainda desta proposta, a equipe do CCZ realizou uma Feira de Adoção no calçadão da Avenida Albino de Almeida para incentivar a adoção de cães filhotes que estavam alojados no centro, tendo lançado ainda uma campanha sobre o tema através da página da Prefeitura na internet.
DENGUE – Localizado no Loteamento Vila Vicentina II, atrás da Escola Municipal Júlio Verne, o CCZ tem participação direta nas ações de prevenção e combate à dengue em Resende. Os agentes da unidade trabalham nas visitas domiciliares, orientando os moradores quanto aos cuidados contra a doença e eliminando possíveis focos do mosquito transmissor.
No ano passado, os servidores do CCZ tiveram o apoio de militares da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) na realização deste trabalho. Já neste ano, eles estão contando com o auxílio de militares do Corpo de Bombeiros, que sob a supervisão dos funcionários do CCZ, vêm atuando também no combate à dengue em diversos bairros da cidade.
Palavras chaves: CENTRO DE ZOONOSES