Obras e Serviços Públicos

28/02/2013

Prefeitura reforça pedidos de obras na Rodovia Presidente Dutra

Trevo no Acesso Oeste foi uma das solicitações realizadas junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres

Prefeitura reforça pedidos de obras na Rodovia Presidente Dutra

Crédito: ACOM/PMR

Durante reunião na Prefeitura, na manhã desta quarta-feira, dia 27, o prefeito José Rechuan (PP) reforçou junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e à concessionária NovaDutra, a necessidade de se construir um trevo que facilite os motoristas que seguem em direção ao Acesso Oeste, e a duplicação de viadutos nos quilômetros 298 (Polo Industrial) e 305 (entrada da cidade).

- Nosso objetivo com estes pedidos, que já foram encaminhados a ANTT, é tornar mais rápido o fluxo de veículos e melhorar as condições de segurança aos motoristas - comenta o prefeito.

Representando a concessionária que administra a rodovia, o gestor de Atendimento da empresa, Virgilio Leocádio, informou que encaminhou à ANTT uma lista de obras consideradas importantes para o Estado, e que entre elas foram incluídas os três pedidos apresentados por Rechuan. "Encaminhamos as solicitações e, à medida que forem aprovadas, inicia-se a parte executiva, com a realização efetiva dos projetos", comenta Virgílio.

Outro ponto destacado pelo prefeito são as estradas paralelas à Rodovia Presidente Dutra, que dão acesso a diversos bairros do Município e que necessitam de melhorias. Quanto a isto, o coordenador de Infraestrutura da ANTT, Carlos Frederico Peixoto, ressaltou que vistoriará os locais apontados.

Na reunião também foram tratados assuntos relacionados à mudança do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à demolição da unidade antiga, que funcionava em Penedo (Itatiaia). Segundo uma decisão judicial, o prazo para a demolição e inicio da construção expiraria no próximo dia 15 de março. "Vamos entrar com um pedido para extensão deste prazo por mais 180 dias, para que o Governo do Estado, responsável pela construção do novo posto, nos dê um retorno sobre o projeto que está tramitando na Secretaria Estadual de Obras", disse o procurador Geral do Município, Carlos Serra.

A transferência da unidade, fechada no quilômetro 311 (altura de Penedo), para o quilômetro 325, foi decidida após a liberação do Acesso Oeste para o tráfego. Na época, a Polícia Federal alegou dificuldades para fiscalizar os veículos provenientes do Estado de São Paulo, que poderiam utilizar a entrada de Resende para escapar da fiscalização. A Prefeitura firmou um convênio com o Governo do Estado, por meio do qual o novo posto será construído. A obra está orçada em, aproximadamente, R$ 2 milhões, com recursos provenientes do Estado, da Prefeitura e iniciativa privada.

Palavras chaves: OBRAS