16/06/2009

Quase 150 trabalhadores participam dos serviços

Prefeitura reforça limpeza de vias públicas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Contratada pela Prefeitura de Resende no final de maio, a Machado e Raposo Construções Ltda, empresa vencedora da concorrência pública para o trabalho de manutenção das vias públicas do Município, começou a realizar este mês os serviços de capina, roçada, varrição e pintura de meio-fio, além de manutenção do sistema de drenagem nos bairros da área urbana. Inicialmente estão sendo beneficiadas as comunidades localizadas na área central de Resende e na região da Grande Alegria, mas nos próximos dias os serviços serão estendidos à região da Grande Paraíso e aos bairros Surubi, Lavapés, Ipiranga e Jardim Brasília.

A empresa está atuando no Município com um quadro de 146 funcionários, sendo 90 deles divididos em três equipes de 30 trabalhadores cada, as quais são encarregadas especificamente dos serviços de drenagem, roçada, capina e pintura de meio-fio. Além de ferramentas manuais, como enxadas, pás, vassouras e materiais de pintura, estas três equipes contam ainda com o auxílio de retro-escavadeiras, pás mecânicas e caminhões-caçamba.

No caso destes equipamentos, eles se destinam à remoção e ao transporte do “lixo pesado”. Só na Avenida Juscelino Kubitscheck, uma das vias alternativas de acesso à região da Grande Alegria, já foram retirados pelo menos dez caminhões de lixo. Uma quarta equipe, composta por 56 funcionários, realiza o trabalho de varrição com o auxílio de vassouras, pás e carrinhos, nos quais é armazenado o lixo recolhido.

Entre os locais beneficiados esta semana com a realização de serviços de conservação urbana estão o trecho da Rua do Rosário situado próximo à residência oficial do comandante da AMAN, a Praça Doutor Silveira; o bairro Alto dos Passos e a Avenida Rita Ferreira da Rocha (Beira-Rio) - foto, todos localizados na região central de Resende.

- Quando assumimos a administração municipal, no começo de janeiro, o estado das vias públicas de Resende era caótico. Encontramos muito lixo e entulho acumulado em diversos pontos do município, motivo pelo qual realizamos ações em caráter de emergência no sentido de reverter esse quadro. Agora, com a contratação de uma empresa para realizar a manutenção permanente das ruas, avenidas e praças da cidade, tornamos realidade uma medida primordial com o objetivo de manter limpas as vias públicas de Resende – disse o prefeito José Rechuan (DEM).

ECONOMIA – A concorrência que escolheu a nova empresa responsável pela manutenção urbana da cidade uniu todas as regiões do Município numa só. Antes, a cidade era dividida em 11 áreas para este processo de contratação, o que acarretava na realização de um processo individual destinado a cada uma destas regiões.

Segundo o coordenador geral de Licitação da Prefeitura, Carlos José da Silva, um levantamento preliminar do setor já aponta para uma redução de cerca de 70 por cento nos gastos com os serviços de manutenção das vias públicas, proveniente desta mudança no processo. A economia, de acordo com o coordenador, pode ser explicada também, “além da reunificação das regiões da cidade”, pela ampla divulgação dos editais:

- Quando fizemos a divulgação do “pregão”, inclusive através de publicações em jornais de circulação nacional, conseguimos um comparecimento inicial de 35 empresas interessadas em executar os serviços nas vias públicas, o que também foi essencial para a redução nos gastos do município com estes serviços, pois houve maior concorrência entre elas – destacou Carlos José.

Já o superintendente de Administrações Regionais do Município, Norival Diniz (Val), entende que “com a mudança realizada, o trabalho será feito de forma mais objetiva e com maior capacidade de resolver os problemas de manutenção das vias públicas de Resende”. A Superintendência informa ainda que os serviços prestados pela nova empresa vão ser fiscalizados de forma ostensiva, “inclusive com visitas do próprio superintendente aos locais onde os trabalhos estiverem sendo feitos”.

Palavras chaves: CONSERVAÇÃO URBANA