Obras e Serviços Públicos

Serviço chega mais uma vez à Grande Alegria

Prefeitura reforça limpeza de bueiros para diminuir riscos de alagamentos

Crédito: Wagner Alves - ACOM PMR

A Prefeitura inicia na próxima semana, nos bairros localizados na região da Grande Alegria, a realização de mais uma etapa do serviço de limpeza de bueiros.

Executado de forma permanente durante todo o ano, o trabalho tem como um dos objetivos diminuir os riscos de alagamentos e inundações nas vias públicas, principalmente entre dezembro e março, período no qual as chuvas costumam ocorrer com mais intensidade.

No caso desta fase do serviço na Grande Alegria, a limpeza começará pelos conjuntos habitacionais Jardim Primavera e Toyota, continuando em seguida pelos bairros situados nas proximidades.

Segundo o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, em 2011 a grande maioria dos bairros da cidade foi beneficiada com a limpeza permanente, cuja realização é considerada essencial no sentido de garantir o escoamento do sistema de águas pluviais.

A execução do serviço cabe à Multilimp, empresa vencedora da licitação promovida pela Prefeitura, com custo mensal calculado em cerca de R$ 70 mil. De acordo com cálculos da Secretaria de Obras do Município, existem atualmente na área urbana cerca de dois mil bueiros.

Atualmente, o trabalho está sendo executado no distrito de Engenheiro Passos. O maquinário utilizado neste tipo de limpeza é formado por um caminhão com hidrojato (equipamento usado no desentupimento de tubulações), um caminhão basculante, um caminhão pipa e uma máquina retroescavadeira.

Entre os materiais normalmente recolhidos pelos operários durante a realização do serviço de limpeza estão folhas de árvores, mato, garrafas pet, areia e papel.

O secretário de Obras da Prefeitura frisa a importância de a população também colaborar para manter as vias públicas sempre limpas, pois, quando chove, o lixo ou entulho lançado nas ruas acaba sendo levado para o interior dos bueiros, acarretando dessa maneira entupimentos no sistema de águas pluviais e alagamentos.

Ele ressalta que em muitas vias a espessura pequena da tubulação contribui para dificultar o escoamento da água, motivo pelo qual os moradores devem redobrar a conservação do sistema de águas pluviais na cidade.

- Em muitas vias, localizadas principalmente nas regiões do Centro, de Campos Elíseos e do Manejo, a tubulação é muito antiga e possui em média 30 centímetros de diâmetro. Ela existe há pelo menos 60 anos. Nos dias de hoje, o poder público vem usando tubulações com dimensões bem maiores. Nas obras de asfaltamento da Avenida Francisco Fortes Filho, por exemplo, foram colocadas manilhas de até um metro e meio de diâmetro – exemplificou o secretário de Obras.

Segundo Rubens Almada, “é preciso também redobrar os cuidados com materiais de obras deixados nas calçadas, entre eles areia, terra e brita”.

De acordo com ele, sem a proteção adequada, estes materiais também podem acabar nos bueiros, aumentando ainda mais os riscos de inundação.

- A conservação permanente dos bueiros representa uma medida preventiva de extrema importância para reduzir as possibilidades de transtornos na época das chuvas. Se o bueiro estiver cheio de lixo ou entupido, a água não escoa e pode voltar ao nível das ruas, causando alagamentos e até mesmo inundações – disse Rubens Almada, acrescentando que as empresas responsáveis pelo serviço de limpeza urbana também estão orientadas a não deixar nas vias públicas o mato retirado das ruas da cidade durante os trabalhos de capina, roçada e varrição.
Palavras chaves: PREVENÇÃO CONTRA CHUVAS