Chefia de Gabinete

02/02/2015

Prefeitura reforça atendimento de dengue nas unidades de saúde

Resende registrou duas mortes por dengue neste final de semana

Prefeitura reforça atendimento de dengue nas unidades de saúde

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Resende registrou neste fim de semana duas mortes de pacientes com dengue: um homem de 81 anos morador da Fazenda da Barra II e uma mulher de 86 anos moradora do bairro Elite.    Segundo o secretário de Saúde, Daniel Brito, os dois pacientes tiveram testes positivos para dengue e foram internados no Hospital de Emergência para serem acompanhados devido a doenças crônicas que possuíam. Os dois ficaram internados no hospital até o fim de semana, quando morreram.

- A indicação é para que crianças e idosos com outras doenças sejam acompanhados mais de perto porque nestes casos a dengue pode trazer complicações, como ocorreu com os dois pacientes - destacou o secretário, explicando que a mulher tinha problemas renais e cardíacos e o homem tinha doença pulmonar e cardíaca.

Segundo o secretário, como a dengue é uma doença infecciosa que reduz a imunidade do paciente, ele pode apresentar complicações evoluindo para um quadro mais grave.

- O senhor da Fazenda da Barra II ficou internado por oito dias. Nesse período, ele esteve no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e melhorou, sendo transferido para a enfermaria, mas voltou a piorar pelas complicações cardíacas e não resistiu. Já a senhora ainda se encontrava no CTI - lamentou Daniel Brito.

Com isso, foram registrados três casos de morte em decorrência da dengue no Município este ano. A primeira ocorreu no dia 11 de janeiro, também no Hospital de Emergência. A vítima foi uma mulher moradora da Grande Alegria, região que desde dezembro do ano passado vem apresentando uma alta no número de casos. A doença havia sido diagnosticada no dia 8, mas na noite do dia 11 ela apresentou uma piora, sendo levada para o Hospital, onde morreu pouco depois de dar entrada.

Atendimento - Desde 2012, o Município possui cerca de 20 cadeiras de hidratação instaladas no Hospital de Emergência e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a partir de 2013 instalou uma cadeira em cada uma das 24 unidades de Saúde da Família com o objetivo de agilizar e descentralizar os atendimentos.

Este ano, em função do aumento de casos, a Secretaria de Saúde fez um remanejamento deixando a Unidade Básica de Saúde da Cidade Alegria para atendimento exclusivo de pacientes com dengue. São pacientes que já tiveram a doença diagnosticada e fazem o retorno (acompanhamento) naquela unidade.

No local, segundo a Superintendente de Atenção Básica em Saúde, Ana Paula Bueno, foram instaladas 13 cadeiras de hidratação enviadas pelo Governo do Estado e atualmente são atendidos de 200 a 250 pacientes por dia.

- Nesta unidade, nós temos de dois a três médicos atendendo todos os dias, das 8 às 17 horas. Os pacientes realizam exames laboratoriais de acompanhamento e fazem a hidratação quando há indicação. Nós já chegamos a atender mais de 300 pessoas na unidade, mas o número já reduziu cerca de 10% - explicou Ana Paula.

Todas as unidades de saúde atendem os casos de pacientes com os primeiros sintomas da doença. Após o diagnóstico, os pacientes da Grande Alegria recebem acompanhamento na Unidade Básica da Cidade Alegria, já os moradores dos demais bairros da cidade são acompanhados nos postos de Saúde da Família ou no Hospital de Emergência, que tem um médico exclusivo para atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas - nos casos de emergência, os pacientes são atendidos normalmente no pronto atendimento 24 horas por dia.

Na UPA, além das cadeiras de hidratação, foram separados 19 leitos para aqueles pacientes que estão mais debilitados.

Palavras chaves: SAÚDE