21/03/2012

Prefeitura reforça ações em bairros com número maior de focos da dengue

Município dobra número de agentes em casas de pacientes

Prefeitura reforça ações em bairros com número maior de focos da dengue

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

As ações de prevenção e combate à dengue, realizadas pela Prefeitura de Resende, apresentaram nesta semana um indicativo de que estão apresentando os resultados esperados. Um levantamento coordenado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), no período de 12 a 16 de março, registrou que o índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da doença está em 0,8 por cento, abaixo do percentual considerado aceitável pelo Ministério da Saúde (no máximo, um por cento).

Mesmo assim, a Secretaria de Saúde do Município alerta para o risco de epidemia nos próximos meses, motivo pelo qual intensificou nesta semana as medidas de prevenção nos bairros que apresentaram grande incidência de focos do mosquito transmissor, entre eles Vila Julieta, Cidade Alegria, Nova Liberdade, Liberdade, Santa Cecília, Santo Amaro, Jardim Brasília, Alto dos Passos, Surubi e Paraíso.

Segundo o coordenador do CCZ, Márcio Luciano Mendes, além do trabalho de visita domiciliar, com orientações aos moradores e entrega de folhetos informativos, a Prefeitura está disponibilizando um carro de som para circular nas ruas onde há focos da doença com objetivo de orientar os moradores sobre a necessidade de ampliar as medidas de prevenção.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Brito (foto), volta a enfatizar que 80 por cento dos focos se encontram no interior dos quintais e residências. Nas casas onde há pacientes com dengue, a Prefeitura ampliou o número de agentes sanitários de dez para vinte visando agilizar as medidas de bloqueio ao mosquito transmissor.

Palavras chaves: CARRO DE SOM NAS RUAS