26/01/2010

Parceria com AMAN garante limpeza de córrego no Surubi

Prefeitura recupera trechos atingidos pela chuva

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Vários bairros foram atingidos pela forte chuva ocorrida na noite de ontem em Resende. No Surubi, que foi a comunidade mais prejudicada pelo temporal, as águas de um córrego invadiram 20 casas, chegando a 50 centímetros de altura. Este córrego tem cerca de 400 metros de extensão e se localiza entre as ruas Projetada e Rodolfo Anechino. Na manhã desta terça-feira, graças a uma solicitação feita pelo prefeito José Rechuan (DEM), o comando da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), enviou uma máquina retroescavadeira para o local (foto). O equipamento já iniciou o trabalho de limpeza do córrego, que deverá estar concluído até a tarde de amanhã, quarta-feira. Nos demais bairros afetados, a Prefeitura também disponibilizou homens, máquinas e caminhões para a realização de uma série de ações emergenciais. Hoje pela manhã, o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, e o coordenador de Defesa Civil do Município, Marco Resende, assim como na noite passada, vistoriaram as áreas atingidas. Eles explicaram que, em razão das fortes chuvas, a tubulação do córrego do Surubi não suportou a força das águas, o que provocou o alagamento das casas. - Agora, com a realização deste serviço emergencial no local, a nossa expectativa é de que o problema não volte a acontecer – disse Marco Resende. O coordenador da Defesa Civil lembrou ainda que as casas afetadas não correm risco de desabamento, e que, por este motivo, o órgão entendeu que os moradores podem permanecem no local, para onde a Prefeitura encaminhou cestas básicas, hoje cedo. Outro ponto da cidade considerado crítico, em razão do temporal, foi a Rua Ana Júlia Melo Silva (antiga Rua do Açude), no bairro Santo Amaro, onde houve queda de encostas, dificultando a passagem de veículos. Porém, uma outra máquina retro-escavadeira e um caminhão, ambos da Prefeitura, foram encaminhados para o local, no começo da tarde, visando realizar os serviços de desobstrução da via atingida, normalizando dessa maneira o tráfego de veículos, que está sendo feito em meia pista. Na Vila Vicentina, mais precisamente na Avenida Prefeito Clodomiro Maia, foi registrada a queda de um muro. Já no Jardim Esperança as águas invadiram duas casas, em razão do transbordamento de um córrego, que passa próximo ao loteamento. Ainda de acordo com a Defesa Civil, casas também foram invadidas pelas águas no bairro Paraíso; houve queda de barreira e de um muro em construção no Parque Ipiranga, o mesmo ocorrendo no Morro do Batista e no Lavapés. Apesar destes transtornos no Município, nenhuma família ficou desabrigada.
Palavras chaves: RESPOSTA RÁPIDA