07/07/2011

Prefeitura recupera recursos federais para Aeroporto Municipal

Novos serviços vão garantir vôos noturnos em Resende

Prefeitura recupera recursos federais para Aeroporto Municipal

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O Governo Federal vai publicar nos próximos dias um decreto restabelecendo a liberação de recursos da ordem de R$ 2, 3 milhões para o Aeroporto Municipal de Resende (foto).

A informação foi transmitida hoje pelo secretário nacional de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, ao secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, durante uma audiência realizada em Brasília.

Previstos para serem liberados nas próximas semanas, os recursos serão aplicados basicamente na compra de equipamentos destinados ao balizamento do aeroporto, o que permitirá a operação de vôos noturnos.

Aprovada no primeiro semestre deste ano, por meio da inclusão de Resende no PROFAA (Programa Federal de Auxílio a Aeroportos), a liberação da verba para Resende tinha sido suspensa no final do mês passado, assim como os recursos destinados às cidades fluminenses de Angra dos Reis e Paraty.

Por determinação do prefeito José Rechuan, o secretário Edgar Moreira conseguiu agendar a audiência desta quarta-feira em Brasília visando reverter a situação.

A suspensão dos recursos foi ocasionada pela necessidade de redução dos gastos por parte do Governo Federal, mas diante do argumento da importância dos recursos no sentido de ampliar os investimentos feitos pela Prefeitura de Resende no Aeroporto Municipal, a decisão foi revista. Angra dos Reis e Paraty também tiveram o cancelamento dos recursos revistos.

Além de Edgar Moreira, participaram da audiência com o secretário Wagner Bittencourt, o subsecretário de Transporte do Estado do Rio de Janeiro, Delmo Pinho; o superintendente de Transporte e Trânsito de Resende, Roque Cerqueira; e o deputado federal Washington Reis (PMDB-RJ).

- Conseguimos mostrar ao secretário nacional de Aviação Civil o quanto o balizamento do Aeroporto de Resende é primordial no incremento da economia não só da nossa cidade, mas também de outros municípios do Sul Fluminense. Isso porque, pela sua localização estratégica entre os três grandes estados consumidores do país (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), o aeroporto de Resende tem um papel estratégico no desenvolvimento regional. Com o balizamento, haverá condições para pousos e decolagens no período noturno – declarou Edgar.

O prefeito José Rechuan disse que, nos últimos dois anos e meio, a Prefeitura realizou investimentos importantes “que permitiram a reabertura do Aeroporto Municipal após vários meses fechado por uma exigência da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)”.

Entre estes investimentos – feitos com verbas próprias do Município, e através do apoio da iniciativa privada, totalizando aproximadamente R$ 1, 8 milhão em recursos financeiros – a Prefeitura realizou várias melhorias no local, como a construção de um muro de alvenaria com 500 metros de extensão e na instalação de mais 1.900 metros de cerca, além da colocação de 300 metros de alambrado.

- A nossa administração tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de fortalecer o comércio, a indústria e o turismo como os três pilares do crescimento econômico e social de Resende, dentro da proposta de promover o desenvolvimento sustentável, sem prejuízo à qualidade de vida da população. As obras e serviços no aeroporto estão inseridas neste projeto, daí a importância dos recursos federais visando ampliar o volume de recursos necessários às intervenções que precisam ser feitas no aeroporto – declarou Rechuan.

Palavras chaves: MAIS VERBAS