10/07/2009
Prefeitura recupera mais estradas na Zona Rural
Trabalhos estão sendo feitos na Fumaça e na Boca do Leão
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, está realizando serviços de recuperação em estradas rurais localizadas nas regiões do distrito da Fumaça e da Boca do Leão. Na região da Fumaça, as ações atualmente se concentram na Estrada da Grama, que liga aquele distrito à localidade da Jacuba, e no trecho através do qual é feita a ligação com a cidade mineira de Passa Vinte.
Já na região da Boca do Leão, os trabalhos acontecem na Estrada das Palmeiras, mais precisamente no entroncamento de acesso à cidade paulista de Arapeí. Outro trecho de acesso de Resende para Arapeí beneficiado com trabalhos de recuperação é a via conhecida como Barreirinho de Baixo. Desde o começo dos trabalhos, já foram recuperados cerca de 90 quilômetros de estradas nestas duas regiões, sendo 37 na área do distrito da Fumaça e 50 na região da Boca do Leão. O trabalho consiste em serviços de roçada, corte d`água e ensaibramento, entre outras ações.
- Estamos intensificando o trabalho de recuperação e conservação de algumas estradas rurais, aproveitando o tempo da estiagem. Dessa forma, esperamos diminuir os riscos de transtornos na época das chuvas fortes. Muitas pessoas devem se lembrar, especialmente os produtores rurais, dos inúmeros problemas que tivemos no começo deste ano em diversos pontos das estradas rurais de Resende por conta da falta de um trabalho de conservação permanente. Também no caso das estradas rurais, a prevenção é fundamental. Por isso estamos nos esforçando muito no sentido de evitar problemas nas estradas rurais durante o período das chuvas – disse o prefeito José Rechuan (DEM).
Segundo o diretor municipal de Obras, engenheiro Miguel Dias, “os trabalhos nas regiões da Fumaça e da Boca do Leão foram intensificados nas últimas semanas”. Duas equipes realizam os trabalhos, sendo uma formada por 15 trabalhadores (distrito da Fumaça) e a outra por sete operários (Boca do Leão). Cada uma destas equipes trabalha com o auxílio de uma máquina pá carregadeira, uma moto-niveladora e dois caminhões, além de ferramentas manuais. A previsão é de os serviços nestas duas regiões estejam concluídos ainda neste mês de julho.
- Depois de concluir a realização de melhorias nestas localidades, a nossa programação prevê a recuperação dos cerca de 50 quilômetros da estrada Rio Alto, que liga a região da Boca do Leão ao município de Barra Mansa – disse Miguel, lembrando que outras vias rurais importantes para o escoamento da produção agropecuária foram beneficiadas este ano com a execução de serviços de infra-estrutura, entre elas as estradas Resende-Arapeí, Resende-São José do Barreiro e Vargem Grande-Fumaça.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO