Assistência Social e Direitos Humanos

29/10/2012

Prefeitura receberá repasses do governo do estado para Centro de Atendimento à População de Rua

Serviço, mantido apenas com verbas da Prefeitura, vai contar com repasses estaduais de R$ 156 mil por ano a partir de 2013

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura recebeu uma boa notícia esta semana. É que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, passará a ser cofinanciador do Centro de Referência e Atendimento à População de Rua (CREPOP). Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Município, Marly Ceccoline Cortona, desde sua criação, há cerca de 10 anos, o serviço era mantido apenas com recursos da Prefeitura e, a partir de janeiro de 2013, vai contar com um reforço de R$ 156 mil por ano.

- O CREPOP passa a receber a partir do próximo ano repasse trimestral no valor de R$ 39 mil. O dinheiro poderá ser utilizado em melhorias do imóvel onde funciona o centro e na ampliação das ações e serviços prestados aos moradores de rua, como ações de prevenção ao uso de álcool e drogas - comemorou a secretária.

Segundo o coordenador do CREPOP, Thiago Guimarães Granjeiro, os recursos serão utilizados na adequação e melhoria do espaço físico do Centro, na compra de materiais e novos equipamentos para atender melhor aos usuários dos serviços. A meta é também qualificar a oferta de atividades socioculturais oferecidas aos moradores de rua, que recebem no local alimentação, banho, guarda de pertences, apoio psicológico, acesso aos serviços públicos na área de saúde e apoio no transporte aos migrantes que desejem retornar para suas cidades de origem, além dos serviços de assistência social fornecidos nas unidades dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

MAIS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Neste mês a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos está promovendo nas unidades dos CRAS o "Outubro Rosa", movimento realizado em todo o mundo para marcar a luta contra o câncer de mama e estimular as mulheres a realizar o autoexame que detecta o câncer de mama, o exame preventivo e mamografias anualmente a partir de 40 anos de idade.

- Estamos realizando, em parceria com a Secretaria de Saúde e com o GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer), palestras nas unidades dos quatro CRAs com o tema "Se toca". É um bate papo onde orientamos as mulheres a se cuidarem para evitar essa doença, que pode ser detectada precocemente com o autoexame - explicou Marly Ceccoline Cortona, salientando que a palestra foi realizada na tarde de quinta-feira, 26 de outubro, no CRAS Lavapés, e será realizada nesta segunda-feira, dia 29, às 14 horas, no CRAS Toyota, e nos outros dois CRAS da cidade - Jardim Esperança e Itapuca - até o dia 31.

As unidades do CRAS também estão realizando até novembro o III Fórum de Proteção Social Básica, que tem como objetivo fortalecer e articular as ações dos diversos setores da Prefeitura em prol dos usuários, agilizando o atendimento de suas necessidades.

- Nesses fóruns as pessoas apresentam suas necessidades, e a Assistência Social apresenta os serviços existentes na rede municipal que poderão auxiliá-los. É uma forma de agilizar a solução dos problemas - avaliou a secretária de Assistência Social.

O CRAS Jardim Esperança já realizou o evento, e os próximos encontros acontecem na próxima quarta-feira, dia 31, no CRAS Itinerante, que está no Salão Paroquial da Igreja São Benedito, no distrito de Engenheiro Passos; e no dia 7 de novembro, no CRAS Toyota. Já os fóruns com os usuários do CRAS Itapuca acontecem no dia 8 de novembro na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), na Itapuca, e a do CRAS Lavapés no CCRR, no Centro, no dia 13 de novembro, sempre a partir das 13h30.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL