10/05/2010

Prefeitura recebe certificado por participação no Prêmio Prefeito Empreendedor

Município concorreu com projetos Urbano e Humano, Cercanias e Resende Saudável (foto)

Prefeitura recebe certificado por participação no Prêmio Prefeito Empreendedor

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 10 de maio, na ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), o certificado pela participação da Prefeitura de Resende na disputa do Prêmio Prefeito Empreendedor – edição de 2010. O Município ficou entre as 20 cidades fluminenses classificadas na etapa estadual do prêmio, que é promovido pelo SEBRAE-RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Resende concorreu com três projetos implantados pela administração municipal no ano passado: Projeto Cercanias, Programa Resende Saudável e Projeto Urbano Humano. No total, 42 prefeituras do Estado do Rio de Janeiro concorreram à seleção para a etapa estadual. - O fato de Resende ter ficado entre as 20 cidades do estado do Rio selecionadas para a etapa estadual se constitui em um reconhecimento importante do trabalho realizado pela Prefeitura no sentido de estimular o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população da cidade. A entrega do certificado de participação nos estimula ainda mais a fortalecer as ações dos três projetos inscritos pela nossa administração e mostra que estamos no caminho certo em busca de uma vida mais saudável para todos em Resende – disse Rechuan, que estava acompanhado, durante a cerimônia de entrega do diploma, pelos secretários municipais Renato Viegas (Fazenda) e Rubens Almada (Obras). Lançado oficialmente em março do ano passado pela administração do prefeito José Rechuan (DEM), o Programa Resende Saudável é uma ação integrada entre as secretarias municipais com o objetivo de promover o bem-estar físico e mental dos moradores de Resende por meio de atividades nas áreas do esporte, cultura, lazer, saúde, educação e assistência social, entre outros setores. Em apenas um ano de desenvolvimento, o Programa já realizou mais de 170 mil atendimentos, tendo recebido, no ano passado, em Brasília, o Troféu Municipalista concedido pela ABM (Associação Brasileira de Municípios). Com relação do Projeto Cercanias, que também foi implantado pela Prefeitura de Resende em 2009, ele conta com a participação de 15 municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A iniciativa visa promover o desenvolvimento integrado entre as cidades participantes nos setores do crescimento econômico e do desenvolvimento sustentável. O Urbano Humano – outro projeto inscrito pela Prefeitura de Resende no Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE – visa melhorar o sistema viário da cidade e realizar obras de urbanização em vários pontos do Município. As modificações no trânsito de Campos Elíseos e do Centro estão entre as ações deste projeto, cuja coordenação é da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, que tem o arquiteto Tom Kneip como titular da pasta. Além de Resende, se classificaram para a fase estadual os seguintes municípios: Rio de Janeiro, Armação de Búzios, Bom Jardim, Cabo Frio, Cordeiro, Engenheiro Paulo de Frontim, Itaboraí, Mesquita, Queimados, Rio das Ostras, Três Rios, São João da Barra, Tanguá, Teresópolis, Barra Mansa, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda. Assim como Resende, estas quatro últimas cidades também se localizam na região Sul Fluminense. Os três primeiros colocados na fase estadual, e classificados para a etapa nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor, foram Rio de Janeiro (primeiro lugar), Teresópolis (segundo lugar) e Armação de Búzios (terceiro lugar). Na cerimônia de hoje à tarde, na ALERJ, os municípios de Teresópolis e Armação de Búzios, Jorge Mario e Mirinho Braga, respectivamente, receberam os prêmios em nome dos seus municípios. Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Solidário da Prefeitura do Rio, Marcelo Costa.
Palavras chaves: RECONHECIMENTO