Superintendência de Transporte e Trânsito

Fiscalização acontecerá nesta semana no Parque de Exposições

Prefeitura realiza vistoria de táxis do município

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SUMTRAN), realizará nos dias 27, 28 e 29 de agosto a vistoria anual na frota de táxis do Município. A vistoria acontecerá no Parque de Exposições, localizado no bairro Morada da Colina. O atendimento será feito em dois horários: das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 15h. Segundo números da superintendência, atualmente a frota de táxi em circulação na cidade é composta de 104 veículos.

A vistoria nestes veículos é feita com base no que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a legislação municipal. Para a vistoria, é necessária a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Nada Consta Criminal, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), atestado de saúde da Medicina do Trabalho, boleto pago da Previdência Social como autônomo e atualização de endereço, caso tenha mudança. Não é preciso agendar.

Ao todo, a vistoria anual de táxis examina 22 itens do veículo, entre eles, o estado de conservação dos pneus, da lataria, do piso e do cano de descarga, além da validade do extintor de incêndio, do funcionamento das portas, janelas, lanternas e dos espelhos retrovisores. Os veículos aprovados recebem o selo de vistoriado da SUMTRAN que deve ser fixado no para-brisa dianteiro do táxi.

O titular da pasta de Transporte e Trânsito do Município, Alcides de Carli, orienta os usuários dos serviços de táxis do Município para que utilizem somente veículos que contenham os selos de vistoriado do ano 2013 emitido pela SUMTRAN e pelo INMETRO.

- Estes dois selos são a garantia que o Poder Público oferece ao usuário de que aquele veículo que presta serviço como táxi está circulando em conformidade com a legislação. É uma questão de segurança ao usuário - frisa De Carli.

O superintendente esclarece ainda que veículos estacionados em pontos de táxi que não possuem taxímetro e tenham placa cinza não estão autorizados a transportar passageiros. Essas e outras irregularidades podem ser denunciadas através do Linha Viva - o telefone da Ouvidoria do Município. O número é o 0800-889-0808. A ligação é gratuita.

Palavras chaves: TRANSPORTE