28/10/2024
PREFEITURA DE RESENDE REALIZA SIMULAÇÃO DE UM RESGATE DE PACIENTE COM AVC
Ação foi uma parceria entre o Hospital Municipal de Emergência, SAMU e Faculdade Estácio de Sá
Crédito: Raimundo Brasil
No último sábado, dia 26, foi realizada uma simulação realista de um resgate de paciente que sofreu um AVC, no Calçadão do bairro Campos Elíseos. A ação foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Hospital de Emergência, SAMU e a Faculdade de Enfermagem da Estácio de Sá.
A atividade consistiu em simular um atendimento de emergência a uma pessoa com sintomas de AVC, que foi socorrida pelo SAMU, e levada ao hospital para atendimento médico. A simulação buscou ensinar as equipes assistenciais do pré-hospitalar (SAMU) e do hospitalar (HME) a realizar o atendimento dentro do protocolo clínico instituído.
Para a ação foram envolvidos as equipes do SAMU com condutor, regulador, enfermeiro e técnico de enfermagem; e do Hospital de Emergência com auxiliar administrativo da recepção, enfermeiro da triagem, técnico de enfermagem, médico e enfermeiro do pronto socorro, técnico de radiologia da tomografia, maqueiro e farmacêutico.
-Com a simulação buscamos atingir e conscientizar as pessoas nas ruas que presenciaram o ocorrido. Além de ensiná-las a entender o que é o AVC, que é uma urgência, a reconhecer os sintomas e os primeiros sinais. O tempo de 60 minutos é a meta de tempo ouro de tratamento de um paciente. No entanto, toda a simulação superou esta meta, já que tudo foi feito em apenas 30 minutos. Pois, quanto mais rápido se faz o diagnóstico e se inicia o tratamento, menores são as chances de ter sequelas graves ou até mesmo o óbito. Ao final, os profissionais fizeram um relatório para analisar a situação. E os alunos de enfermagem seguiram com ações de educação em saúde e sinais vitais - destacou o secretário de Saúde, Raone da Silva Fernandes.
Durante a semana, o Hospital Municipal de Emergência desenvolveu ações para mobilizar a população sobre a Semana Mundial de Prevenção ao AVC. Na quarta-feira, dia 23, foi realizado um seminário para 150 profissionais e estudantes sobre a linha de cuidados do AVC. Na quinta-feira, dia 24, os profissionais encontraram com os pacientes que estão em tratamento de AVC.
Hospital Municipal de Emergência é referência em Protocolo de AVC
Vale destacar que o Hospital Municipal de Emergência tornou-se referência no atendimento ao AVC pelo SUS. A unidade é o único hospital público do estado do Rio de Janeiro a receber o reconhecimento da Iniciativa Angels, devido ao trabalho com o Protocolo de AVC. O Hospital de Emergência conquistou duas premiações inéditas no estado, como o certificado internacional Platinum Status no WSO Angels Awards.
Palavras chaves: Simulação; AVC