Desenvolvimento Rural

25/04/2011

Prefeitura realiza Seminário de Turismo Rural

Município espera a participação de cem produtores rurais

Prefeitura realiza Seminário de Turismo Rural

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura promove nos dias 04, 05 e 06 de maio, o Iº Seminário de Turismo Rural de Resende. Ele será realizando no auditório do Sindicato Rural de Resende, entidade parceria do Município na organização do evento, juntamente com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro). Na foto, o distrito da Fumaça, um dos atrativos do turismo rural de Resende. A coordenação do seminário está sob a responsabilidade direta de duas secretarias municipais (Agricultura e Pecuária / Turismo e Comércio). A expectativa da organização é que mais de 100 produtores rurais participem das atividades. No dia 04 de maio, será realizada, a partir de 17 horas, a palestra de abertura com o presidente do Sindicato Rural, Gilmar Moreira de Almeida. No mesmo dia, a programação prevê palestras com o técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Rodrigo Correia Silva, e a instrutora do SENAR-RIO e técnica da EMATER-Rio, Deliane Alves Arneiro. Deliane será a responsável pela realização do curso sobre o tema Acolhida no Meio Rural, que está previsto na programação dos dias 05 e 06, de 8 às 17 horas. O objetivo tanto do seminário, quanto do curso, é capacitar os produtores rurais com interesse em investir nas potencialidades do local onde desenvolvem suas atividades, seja através das estruturas que podem ser transformadas em pensões, pousadas e hotéis ou na comercialização de seus produtos, compotas, laticínios e artesanatos, entre outras mercadorias. Somente para o curso é necessário se inscrever antecipadamente, pois as vagas são limitadas. As inscrições já estão sendo feitas na Secretaria de Comércio e Turismo do Município, que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura, na Rua Augusto Xavier de Lima 251, Jardim Jalisco (telefone 3381-9052). As inscrições podem ser feitas também na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, que funciona no Parque de Exposições. O telefone desta secretaria é 3360-7502. A capacitação é gratuita e serão oferecidos aos participantes o material didático e alimentação. - Nossa intenção é fazer com que o produtor rural descubra no turismo um novo meio de divulgar seus produtos e potencialidades. Que eles tenham a chance de se planejar para fomentar. Temos certeza que os visitantes vão conhecer novos produtos e outros atrativos das localidades de Resende situadas na Zona Rural - ressalta a diretoria de Turismo da Prefeitura de Resende, Dione Lyrio. O investimento na capacitação e na criação de mercados de comercialização para produtores rurais da cidade tem sido uma das prioridades da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária desde o início da administração do prefeito José Rechuan (DEM). A criação da Feira Sertaneja – que acontece todo terceiro domingo do mês, no Parque de Exposições - e a realização contínua de cursos de qualificação para este segmento – são algumas das realizações implantadas com estes objetivos. - Assim como desenvolvemos iniciativas voltadas ao incremento da indústria, temos priorizado também o fortalecimento do turismo e da agropecuária enquanto atividades importantes da nossa economia – disse Rechuan.
Palavras chaves: INCREMENTO DA ECONOMIA