25/08/2009

Prefeitura realiza Semana da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais

Rechuan participa da cerimônia de abertura

Prefeitura realiza Semana da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), a Prefeitura realiza entre os dias 24 e 30 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Necessidades Especiais, cujo tema este ano é Conhecer para Incluir. A cerimônia de abertura, ocorrida nesta segunda-feira, às 8h30m, no auditório do Hotel Vila Rica Flat, contou com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM); e do titular da Secretaria, professor João Duarte, além de profissionais da rede municipal de ensino (foto). - A Inclusão Social é um desafio para todos. Reconhecemos o trabalho dos professores e a Prefeitura também está fazendo um grande esforço para melhorar as condições de trabalho destes profissionais, promovendo as mudanças necessárias. Todos nós temos que apontar as prioridades para que estas mudanças continuem acontecendo. Que das atividades desta semana saiam frutos que tornem realidade o respeito dos estudantes portadores de deficiência enquanto cidadãos – declarou Rechuan, na cerimônia de abertura. O evento, realizado em todo o país nesta época do ano, mobiliza pais e profissionais de educação especial na elaboração de metas para a inclusão social nas escolas. A programação da Semana Nacional da Pessoa com Necessidades Especiais em Resende teve início com um encontro reunindo profissionais de Educação Especial de Resende, entre eles, professores e diretores da Sociedade Pestalozzi (Jardim Brasília II); das Escolas Municipais para Deficientes Visuais Professora Ormandina Oliveira Gouvêa (Lavapés) e de Educação Especial Rompendo o Silêncio (Alvorada); de professores das salas de recursos implantadas em algumas escolas para o aprendizado deste segmento de alunos da rede municipal, além de representantes da AVAPE (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) e do Município de Porto Real. Durante este encontro, foi ministrada uma palestra de valorização profissional, pela pedagoga empresarial e diretora do departamento de Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Fraternidade, Rosaly Azevedo. Nesta terça-feira, dia 25, foi previsto pela programação, nos períodos da manhã e tarde, um encontro com os orientadores da rede municipal de ensino e professores das salas de recursos, no auditório da ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende), em Campos Elíseos. Amanhã, quarta-feira, dia 26, o encontro reunirá pais ou responsáveis dos alunos com necessidades especiais incluídos na rede regular de ensino e nas escolas especiais. Eles irão participar de oficinas e apontar sugestões para melhorar a inclusão social nas escolas. Um relatório final reunirá as sugestões dos profissionais e da comunidade. Já na quinta-feira, dia 27, todas as escolas da rede municipal estarão envolvidas com atividades de inclusão social. O objetivo é sensibilizar os alunos sobre a realização da Semana da Pessoa com Necessidades Especiais. O encerramento acontecerá domingo, dia 30, durante a edição do Programa Resende Saudável Itinerante, no Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), que será realizada de 9 às 14 horas com atividades específicas para os cidadãos portadores de deficiência. Durante este evento, as escolas especiais também participarão através de estandes que vão mostrar o trabalho de inclusão social feito no município.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO