Superintendência de Transporte e Trânsito
11/11/2013
Prefeitura realiza segunda vistoria no transporte escolar nesta quarta-feira
Inspeção de itens de segurança dos veículos acontece no Parque de Exposições
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SUMTRAN) realiza nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, a 2ª Inspeção Semestral de Transporte Escolar do ano de 2013, em atendimento às normas previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A inspeção acontecerá no mesmo horário, no Parque de Exposições, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.
A primeira vistoria aconteceu no dia 4 de abril, quando foram vistoriados 18 veículos, entre Vans e kombis. De acordo com o titular da superintendência, Alcides de Carli, 24 veículos estão cadastrados no órgão para prestarem o serviço e nesta segunda vistoria, 17 deles passarão pela inspeção - os demais estão em processo de troca pelos motoristas e serão vistoriados assim que o processo for concluído.
Para a vistoria são exigidos os seguintes documentos dos motoristas: CNH na categoria D ou E; comprovante de residência; certificado de vistoria do tacógrafo junto ao Inmetro; atestado de saúde da Medicina do Trabalho atualizado; nada consta criminal; curso de capacitação de Transporte Escolar; IPVA/DPVAT e outros documentos do veículo. Já os motoristas auxiliares devem apresentar CNH; comprovante de residência; atestado de saúde, nada consta e curso de capacitação.
- Além de toda a documentação, tanto os motoristas quanto auxiliares deverão estar com o uniforme que foi implementado recentemente para padronizar o transporte escolar, na cor azul celeste, e diferenciar os veículos regularizados pela SUMTRAN dos veículos que fazem o transporte irregularmente.
- É muito importante que os pais utilizem somente veículos que estejam com o selo que comprova que ele passou pela vistoria, evitando colocar a vida de seu filho em risco - salientou Alcides de Carli.
Entre a lista de itens a serem inspecionados estão: conservação dos pneus e da lataria do veículo, funcionamento da buzina, extintor de incêndio, das lanternas, das luzes (de freio, ré e do salão) e das luzes das setas, cintos de segurança, do tacógrafo, presença da pintura da faixa horizontal na cor amarela com 40 centímetros de largura em toda extensão do veículo com a identificação em preto ESCOLAR, entre outros itens, num total de 26.
Ao final da inspeção, sendo aprovado, o veículo recebe o selo de certificação. Já os reprovados serão notificados, com especificações dos itens a serem corrigidos por seus proprietários a fim de passarem por outra vistoria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Superintendência de Transporte e Trânsito: 3354-6729.
Palavras chaves: TRANSPORTE