Assistência Social e Direitos Humanos

Campanha acontece nesta quinta-feira, às 10h, próximo ao Mercado Popular

Prefeitura realiza segunda etapa da Campanha Não dê esmolas

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, através do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), realiza nesta quinta-feira, dia 12, e na próxima, dia 19, mais uma edição da campanha "Não dê esmola, dê oportunidade". O objetivo é orientar as pessoas a não darem esmolas, explicando que a secretaria possui toda uma rede de serviços para atender a essas pessoas com programas sociais.

- Estamos promovendo a ação sempre nas proximidades de datas comemorativas em que há um fluxo maior de pessoas junto ao comércio para a compra de presentes. A primeira campanha aconteceu em outubro, próximo ao Dias das Crianças, e o resultado foi muito positivo - ressalta o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira.

Nesta quinta-feira, dia 12, a campanha será promovida no Centro da cidade, ao lado do Mercado Popular. Na próxima quinta-feira, dia 19, a conscientização acontecerá no Calçadão Campos Elíseos. Elas serão realizadas das 10 às 12 horas.

Nas ocasiões, serão distribuídos panfletos e camisas com o slogan da campanha, além de brindes do Conselho Tutelar. Também será entregue um material com informações sobre o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e o Centro de População de Rua (Centro Pop).

- Os três serviços atuam dentro da proposta de atendimento a população de rua. Por isso, é muito importante a divulgação dessas ferramentas para que a população entenda sobre a atuação da rede de serviços e os encaminhamentos que são feitos a partir de cada demanda - explica Alfredo de Oliveira.

O Serviço Especializado de Abordagem Social foi lançado em outubro do ano passado, mas a partir de maio deste ano ele iniciou o trabalho efetivo de abordagem. Sua finalidade é prestar assistência a moradores de rua ou a qualquer pessoa que esteja utilizando as ruas como moradia ou meio de sobrevivência - migrantes, pessoas de outras cidades que pedem esmolas em Resende; crianças em situação de rua ou que estejam trabalhando nas ruas.

Nesses sete meses de trabalho, o serviço já realizou mais de dois mil atendimentos, entre abordagens, atendimento ao migrante e visitas domiciliares. Contatos com o Serviço Especializado em Abordagem Social podem ser feitos através do telefone 3360-9939 e ainda pelo celular 9280-0183 (plantão 24 horas).

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL