Superintendência de Defesa Civil

03/12/2012

Prefeitura realiza reunião com moradores das margens do rio Sesmarias

Governo municipal espera liberação de recursos do Ministério da Integração Nacional

Prefeitura realiza reunião com moradores das margens do rio Sesmarias

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende realiza nesta terça-feira, dia 4 de dezembro, uma reunião com moradores das margens do Rio Sesmarias, com o objetivo de informar sobre a paralisação das obras e também sobre o Sistema de Alerta contra enchentes. O encontro acontece a partir das 19 horas, no Salão da Comunidade Santíssima Trindade, no Ipiranga, ao lado do Asilo Nicolino Gulhot, e é direcionado a moradores dos bairros Ipiranga, Chácara do Tácito, Barbosa Lima, Jardim Brasília e Centro (margem do rio).

Segundo o secretário de Obras, Rubens Almada, a Prefeitura aguarda liberação de novas parcelas, por parte do governo federal, via Ministério da Integração Nacional, para prosseguimento das obras no rio Sesmarias, onde já foram iniciados os trabalhos de desassoreamento e contenção. O valor total do recurso é de R$ 5 milhões, dos quais somente a primeira parcela, de R$ 2 milhões, foi liberada.

Para dar prosseguimento às obras, a Prefeitura está em entendimento com o Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA) e com o Ministério Público Federal (MPF) para adequar a licença da obra às novas exigências do MPF. No dia 13 de dezembro, está marcada uma reunião com esses órgãos para que seja autorizada a retomada dos serviços.

De acordo com Almada, aproximadamente 70% das obras de prevenção previstas para o leito e as margens do rio já foram concluídas, o que já diminuiu o risco de desabamento dos imóveis no local. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (Crea/RJ) já vistoriou os imóveis e verificou que não há risco para os moradores.

Conforme explica o engenheiro da Prefeitura, Sebastião Balieiro, que acompanha as obras, para melhorar o escoamento da água do Rio Sesmarias já foi realizada a dragagem de 1,2 quilômetro, dos 2,9 quilômetros previstos, com a retirada de aproximadamente 30 mil metros cúbicos de material do manancial.

Já para evitar o deslizamento de terra das margens do Sesmarias, foram construídos cinco muros de contenção. Eles estão localizados perto da Universidade Estácio de Sá, entre as regiões do Manejo e Jardim Brasília; Parque Ipiranga, próximo ao Asilo Nicolino Gulhot; Jardim Brasília II, nos fundos da Associação Pestalozzi de Resende; e dois no Loteamento Barbosa Lima.

- No total, já construímos cerca de 700 metros de muro de contenção. O próximo passo agora é reaterrar a parte de trás dos muros construídos nos bairros Ipiranga e Barbosa Lima - detalha o engenheiro.

SISTEMA DE ALERTA - Durante a reunião com os moradores, a Defesa Civil também irá apresentar informações sobre o Sistema de Alerta e Alarme, implantado em abril deste ano, que tem como uma das metas a capacitação de lideranças comunitárias para atuar em apoio ao órgão nos atendimentos a casos de enchentes, deslizamentos de encostas, quedas de barreiras, transbordamentos de mananciais, entre outros.

De acordo a Defesa Civil a capacitação tem como finalidade implantar ações de prevenção nas comunidades. Durante o curso os participantes aprendem a identificar riscos geológicos, que podem provocar deslizamentos de encostas, e riscos hidrológicos, referentes a enchentes; procedimentos para a retirada de famílias em áreas de risco e noções de primeiros socorros. A partir dos dados captados pelo sistema, serão enviadas mensagens de texto para os celulares de lideranças comunitárias cadastradas, alertando sobre as condições climáticas e os riscos de fortes chuvas.

Por meio do Plano de Contingência às Chuvas, a Defesa Civil está também monitoramento constantemente o rio Sesmarias e os imóveis localizados na margem.

Palavras chaves: OBRAS