17/04/2009

Prefeitura realiza reparos em mais 2 estradas rurais

Serviços vão garantir chegada de professores a uma escola

Prefeitura realiza reparos em mais 2 estradas rurais

Crédito: Wagner Alves ACOM/PMR

Dando continuidade à realização das ações emergenciais nas estradas rurais de Resende, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança (Obras) iniciou, nesta semana, a recuperação da Estrada Terra Livre, que liga a Estrada Resende-Riachuelo à Comunidade Terra Livre. O trabalho iniciado no local consiste na desobstrução desta via. Outro serviço programado será a colocação de escória no trecho que contorna as obras de construção da Siderúrgica Votorantim.

Segundo o titular da Secretaria, engenheiro Rubens Almada, neste momento o trabalho da Prefeitura na estrada terá como objetivo garantir as condições para o tráfego de veículos, “pois as soluções definitivas só poderão ser implementadas no período da estiagem”. Uma das prioridades da Prefeitura é assegurar o acesso dos professores e a chegada da merenda à Escola Municipal Chico Mendes, que se localiza dentro da comunidade, evitando dessa maneira que os estudantes fiquem sem aulas. A Comunidade Terra Livre é formada por famílias do MST (Movimento dos Sem Terra).

- Reconhecemos que existem muitos problemas nas estradas rurais, já que elas foram muito prejudicadas devido às chuvas ocorridas este ano no Município. Por enquanto, estamos desenvolvendo ações de emergência, mas com a chegada do tempo da seca faremos outras intervenções no sentido de diminuir os riscos de transtornos para os moradores - informou o secretário.

A estrada de acesso à Visconde de Mauá também nesta semana recebe obras de melhorias. Já no distrito da Fumaça, a Prefeitura mantém uma equipe de prontidão para eventuais chamadas desde a semana passada. Houve um deslizamento de terra no local provocado pelas chuvas, o que acabou interrompendo o tráfego de veículos em uma das pistas da estrada que dá acesso à Vila de Fumaça. Com isso, principalmente ônibus e caminhões têm dificuldades de passar devido à lama no local.

Segundo o prefeito José Rechuan (DEM), um dos problemas encontrados pela atual administração do Município foi a falta de conservação das estradas rurais, “o que ajudou a tornar ainda mais grave a situação destas vias”. Além de ter determinado a realização de ações emergenciais nas estradas rurais como uma das prioridades do seu governo nos primeiros meses deste ano (foto), Rechuan já se reuniu duas vezes com o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão (PMDB) pedindo o apoio do Governo do Estado para a manutenção permanente das estradas rurais.

- As ações de emergência têm como objetivo garantir o escoamento da produção agropecuária e o deslocamento dos moradores até a área urbana. Mas o trabalho de conservação permanente se torna primordial no sentido de diminuir os transtornos na época das chuvas. Por isso, a realização deste trabalho é uma das nossas prioridades – disse o prefeito.

Palavras chaves: MELHORIA DO ACESSO