24/04/2013
Prefeitura realiza primeiro Seminário de Artesanato
Evento irá tratar da Identidade Cultural para o artesão
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
A Prefeitura, através da Secretaria de Comércio, em parceria com a EMATER-Rio, realiza nesta sexta-feira, dia 26 de abril, das 12h30 às 17h30, no Hotel Vila Rica Flat, na rua Luiz Euzébio, 54, no Centro, o primeiro Seminário de Artesanato, reunindo artesãos e pequenos produtores do Município. O evento que contará com a presença do secretário de Comércio, Reynaldo Raeli, e de representantes da EMATER e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, tem como objetivo discutir a importância da organização do setor e também uma identidade cultural própria.
- O Seminário tem como objetivo sensibilizar a população, artesãos e pequenos produtores para a importância da organização, seja através de associações ou cooperativas, e também estimular a criação de uma identidade cultural para a produção - comenta o secretário Raeli.
De acordo com a diretora administrativa da Secretaria de Comércio, Dione Lyrio, durante o seminário acontecerá um pré-fórum que irá trabalhar mais especificamente a identidade cultural do artesanato municipal.
- Neste seminário vamos contar com palestrantes que irão falar sobre como este trabalho foi feito em seus municípios, o que irá contribuir para que junto possamos definir uma forma de trabalho local - explica Dione.
O evento terá palestra com o tema "Panorama do Artesanato no Estado do Rio de Janeiro", com o superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Augusto Cardoso; Palestra sobre "Oportunidades para o Artesanato", ministrada pela presidente da Associação de Artesãos Arte do Rio, Beatriz Naveiro; "Troca de Experiência com o Condomínio das Artes de Piraí", com Jane de Medeiros do Nascimento; e palestra sobre "Designer e Artesanato", com o artista plástico e criador do Projeto Sentimentos do Rio, Cocco Barçante.
- No seminário também haverá apresentação das perspectivas para o artesanato municipal e dos atrativos turísticos de Resende e região, que poderão ser utilizados no artesanato para representar o nosso Município - destaca Dione Lyrio.
CADASTRAMENTO - A Secretaria de Comércio realiza ainda o cadastramento de artesãos resendenses interessados em fazer parte do cadastro do Governo do Estado e também da Prefeitura, que garante o recebimento de uma carteira que o identifica como artesão.
- Com este cadastro, além de ficar informado sobre cursos de qualificação profissional, o artesão também fica sabendo sobre os eventos e até mesmo sendo convidados para outros de grande porte - ressalta o secretário de Comércio, Reynaldo Raeli.
As inscrições para a participação no I Seminário de Artesanato e também para o Cadastro de Artesão podem ser feitas na Secretaria Municipal de Comércio, no Centro Administrativo (Sede da Prefeitura), no Jardim Jalisco, e ainda através do telefone (24) 3381-9052 ou pelo e-mail: smc_artesanato@yahoo.com.br.
Palavras chaves: ARTESANATO