26/03/2009

Concentração será neste sábado, na Praça Oliveira Botelho

Prefeitura realiza passeata em defesa das mulheres

Crédito: Wagner Alves

A Prefeitura, através do NIAM (Núcleo de Atendimento Integral à Mulher), realiza neste sábado, dia 28 de março, um movimento para destacar a importância de se denunciar os casos de violência contra as mulheres. Só nos últimos anos, 12 mulheres foram mortas em Resende, mas graças às campanhas educativas feitas pelo NIAM, o número de denúncias a respeito deste tipo de violência aumentou em 31 por cento. O movimento de sábado começa com a concentração às 9 horas na Praça Oliveira Botelho, de onde as mulheres vão sair em passeata até o calçadão da Avenida Albino de Almeida.

Na opinião do prefeito José Rechuan (DEM), o evento organizado pelo NIAM vai ser importante dentro da proposta de se ampliar a divulgação da legislação conhecida como Lei Maria da Penha, que foi sancionada em 2006 e estabelece punições mais rigorosas para todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres. Ele salientou a importância de as denúncias serem feitas imediatamente às autoridades competentes.

- É preciso que os casos sejam realmente denunciados, pois a omissão pode agravar ainda mais as situações de violência contra as mulheres. O NIAM tem como objetivo acolher as vítimas e adotar os procedimentos necessários nos casos que chegam ao seu conhecimento. Também temos como proposta trabalhar na prevenção, evitando dessa maneira que as agressões aconteçam – disse o prefeito.

Depois de sair da Praça Oliveira Botelho, a passeata do próximo sábado descerá pela Rua Luiz Barreto, vai atravessar a Praça da Concórdia e depois seguirá para o calçadão através da Ponte Velha. No começo deste mês, o NIAM promoveu uma cerimônia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no salão nobre da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, durante a qual homenageou três lideres comunitárias da cidade (foto). Outro evento realizado pela Prefeitura foi uma ação conjunta no Parque das Águas com a prestação de diversos serviços públicos de forma gratuita às mulheres.

Palavras chaves: LEI MARIA DA PENHA