Superintendência de Transporte e Trânsito

29/11/2012

Prefeitura realiza palestra para motoristas do transporte coletivo

Motoristas vão receber orientações sobre direção defensiva, entre outras questões de segurança no trânsito

Prefeitura realiza palestra para motoristas do transporte coletivo

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Divisão de Educação para o Trânsito (DET), órgão vinculado à Superintendência de Transporte e Trânsito, realizará nesta sexta-feira, dia 30, uma palestra para motoristas da empresa Transporte Urbano São Miguel. A atividade faz parte da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho), que está sendo promovida pela viação para os seus colaboradores.

A palestra está marcada para as 10 horas, na garagem da empresa. Na ocasião, a equipe da DET abordará os temas "Educação para o Trânsito e Direção Defensiva", através de apresentações de slides e distribuição de materiais informativos para os condutores de coletivos.

Segundo o titular da superintendência, Marcelo de Almeida, o convite para a participação no evento significa o reconhecimento das ações do poder público.

- A base do trabalho do órgão é a educação. Buscamos sensibilizar o público e os parceiros sobre a importância que as iniciativas trazem para a segurança no trânsito - ressalta, lembrando que em outubro a DET esteve presente também na semana de prevenção de acidentes da INB (Indústria Nucleares do Brasil).

Marcelo de Almeida ressalta ainda que estas palestras são realizadas durante todo o ano pela equipe da DET. Além dos motoristas de coletivos, elas abrangem condutores do transporte escolar, fretamento, motoboys e taxistas. Os temas estão relacionados à realidade dos profissionais que utilizam diariamente o trânsito da cidade.

Participando das palestras os motoristas somam pontos para o Programa GRSP (Global Road Safety Partnership - Parceria Global de Segurança Viária) Resende, que certifica e concede anualmente selos adesivos nas classificações ouro, prata ou bronze, demonstrando que o veículo está sendo conduzido por um Motorista Seguro.

- O GRSP desenvolve projetos que buscam a solução para os problemas de trânsito, firmando parcerias entre a sociedade civil organizada, empresas privadas e o setor público - finaliza o superintendente.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO