Fazenda

28/10/2015

Prefeitura realiza Operação Verão nas regiões de Mauá e Serrinha

Objetivo é coibir ações irregulares e garantir segurança de turistas

Prefeitura realiza Operação Verão nas regiões de Mauá e Serrinha

Crédito: Antônio Leão

A Prefeitura inicia neste fim de semana uma Operação Verão na região da Serrinha do Alambari e em Visconde de Mauá, que será executada em conjunto pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, pela Superintendência de Ordem Pública e pela AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende). A operação vai contar ainda com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil e da Divisão de Posturas da Secretaria de Fazenda.

Segundo o superintendente de Ordem Pública, Ney Arataú, o objetivo é orientar a população e os turistas sobre condutas que devem ser adotadas durante o verão para evitar danos ao meio ambiente, acidentes e outras situações que podem decorrer devido ao grande número de turistas que visitam essas localidades nessa época.

- Num primeiro momento, a operação vai orientar a população sobre o respeito à ordem pública e atitudes que devem adotadas pelos turistas e moradores. Num segundo momento, quando a situação exigir, ações repressivas poderão ser colocadas em prática para coibir situações como degradação ao meio ambiente, poluição sonora, entre outras - explicou Ney, salientando que a intenção é realizar a operação de sexta-feira, dia 30, até domingo, dia 1º, mas que em caso de chuva ela será adiada para o próximo final de semana.

A operação tem início às 14 horas e segue até as 18 horas, nos três dias. Na sexta, as equipes da Secretaria de Turismo, da AMAR e da Guarda farão a distribuição de panfletos educativos no trevo de acesso à Serrinha e Mauá, alcançando turistas que seguem em direção ao Poço Bonito. Os guardas municipais irão coibir o estacionamento irregular, autuando os infratores.

No sábado, dia 31, os dois órgãos dão continuidade à distribuição de panfletos no trevo, dessa vez com apoio da Polícia Militar. E no domingo, dia 1º, PM e Guarda Municipal farão uma blitz próximo do trevo de acesso às duas localidades com o objetivo de fiscalizar os veículos que trafegarem na área.

Paralelamente, a Divisão de Posturas irá percorrer a Serrinha e a região de Mauá a fim de verificar irregularidades com relação a comércio ambulantes, entre outras; a Defesa Civil fará um levantamento dos balneários para verificar a segurança e sinalizar os locais onde há perigo para os banhistas quanto a profundidade de cachoeiras e poços e até podendo proibir o mergulho; a Superintendência de Transporte e Trânsito vai providenciar placas para a sinalização de estacionamentos e de velocidade permitida.

- Nossa intenção é realizar as operações todos os finais de semana no período do verão, mas para isso dependeremos das condições do tempo. Em caso de chuva, a ação será sempre transferida para o fim de semana posterior - destacou o superintendente.

Palavras chaves: TURISMO