15/06/2010

Prefeitura realiza operação contra ligações clandestinas de água e de luz

Ação em acampamento de ciganos foi coordenada pela Superintendência de Ordem Pública

Prefeitura realiza operação contra ligações clandestinas de água e de luz

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Em operação coordenada pessoalmente pelo superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos – Ed Murp (primeiro da esquerda para a direita na foto), cerca de 30 agentes públicos realizaram na manhã desta terça-feira, dia 15, o desligamento de ligações clandestinas de água e energia elétrica em um terreno ocupado ilegalmente por grupos de ciganos na Morada da Barra, bairro localizado na região da Fazenda da Barra. A ação da Superintendência foi acompanhada também pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Marcial Correa. O terreno, ocupado irregularmente desde o final do ano passado, é de propriedade particular. As cerca de 15 famílias de ciganos que se encontravam no local na hora da operação ficaram de desocupar a área até o próximo mês. Segundo Ed Murph, a operação especial desta terça-feira foi proveniente de diversas reclamações transmitidas à Prefeitura durante as reuniões do GGIOP (Gabinete de Gestão Integrada de Ordem Pública). Este gabinete faz parte do Plano Municipal de Ordem Pública, segmento da Prefeitura que reúne representantes da administração municipal, da Câmara de Vereadores, do Poder Judiciário, da Polícia Civil e da PM, associações de moradores e de entidades de classe, entre outras instituições, com o objetivo de debater ações preventivas e de enfrentamento da violência. Participaram da operação de hoje, além de agentes da Superintendência de Ordem Pública do Município, equipes da Guarda Municipal; da 89ª Delegacia Legal de Polícia; da Divisão de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Finanças da Prefeitura; da Secretaria Municipal de Serviços Públicos; da Câmara de Vereadores; da AMPLA e das Águas das Agulhas Negras, as duas últimas empresas concessionárias dos sistemas de energia elétrica e água, respectivamente. Durante a realização dos trabalhos, a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura informou que a limpeza da área ocupada pelos ciganos seria inserida na programação da pasta para as próximas semanas. - Diante da ilegalidade nas ligações de água e de esgoto, além dos transtornos reclamados pelos moradores do bairro junto ao Poder Público, realizamos a operação nesta manhã, dentro da nossa proposta em atender aos pleitos encaminhados pela população por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Ordem Pública. É importante informar que as reuniões do GGIOP acontecem todo mês e são abertas ao público. No nosso entendimento, o trabalho realizado nesta terça-feira significou outro resultado concreto da nossa proposta voltada à preservação da ordem pública em nosso município – disse Ed Murph. Recentemente, a Prefeitura, através da Superintendência de Ordem Pública, tinha realizado uma operação especial na Cidade Alegria, quando demoliu um trailler que ocupava irregularmente uma área pública nas proximidades da Igreja Católica do bairro. Segundo denúncias passadas à Superintendência, o local estava abandonado e sendo utilizado por algumas pessoas para o consumo de drogas, daí a realização da operação por parte da Superintendência. Ed Murph classificou esta medida como “outra ação preventiva de grande importância na área de segurança pública desenvolvida pela Prefeitura”.
Palavras chaves: SEGURANÇA