08/06/2009

Prefeitura realiza obras na Estrada da Fumaça

Trabalhos deverão estar concluídos até a próxima semana

Prefeitura realiza obras na Estrada da Fumaça

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura iniciou semana passada, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, as obras de recuperação da estrada Vargem Grande – Fumaça, na zona rural de Resende. O trecho de 13 quilômetros de extensão que começou a ser recuperado encontra-se em más condições para o tráfego de veículos, dificultando dessa maneira o escoamento da produção leiteira e o deslocamento dos moradores até a área urbana da cidade.

Segundo o titular da Secretaria, engenheiro Rubens Almada, que acompanhou pessoalmente o início dos trabalhos, duas máquinas (uma pá carregadeira e uma retro-escavadeira), além de dois caminhões e uma motoniveladora, estão sendo utilizadas no serviço de recuperação desta estrada. Ele acredita que até o início da próxima semana, os trabalhos estarão concluídos.

- Com a realização destes trabalhos, a Prefeitura atende a uma solicitação da administração regional do distrito da Fumaça, que por diversas vezes ressaltou a necessidade do serviço para a melhoria das condições de tráfego na estrada. Se não chover durante a realização dos trabalhos, vamos finalizar os serviços em dez dias. Faremos prioritariamente a recuperação dos trechos que estão esburacados e a manutenção de outros pontos que precisam de reparos urgentes – explicou Almada.

O secretário disse ainda que, após a conclusão dos serviços nesta estrada, a Prefeitura também vai realizar serviços de recuperação no trecho de oito quilômetros da estrada que liga Fumaça a Falcão, distrito de Quatis. Neste caso, o trabalho será feito em parceria com a Prefeitura de Quatis, pois diversos produtores rurais das duas cidades usam a estrada para o escoamento da produção de leite.

A recuperação das estradas rurais tem sido uma prioridade da administração do prefeito José Rechuan (DEM) desde janeiro, quando ele tomou posse no cargo. Um balanço preliminar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança aponta que, nos cinco primeiros meses deste ano, cerca de 120 quilômetros de estradas do município de Resende já receberam serviços de reparos.

Entre as vias atendidas pela Prefeitura este ano com a realização de melhorias estão as estradas da Figueira, Boca do Leão, Terra Livre, Limeira, Riachuelo e de Mauá. A conservação destas duas últimas é de responsabilidade do Governo do Estado, mas em ambas a Prefeitura fez reparos em pelo menos 20 quilômetros.

Palavras chaves: INFRA-ESTRUTURA