Resende

17° Min27º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Secretaria de Saúde

26/07/2019

PREFEITURA REALIZA O 10° MUTIRÃO DE EXAMES PREVENTIVOS NESTE SÁBADO, DIA 27

Atendimento, voltado para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama, será realizado em 16 unidades de saúde

PREFEITURA REALIZA O 10° MUTIRÃO DE EXAMES PREVENTIVOS NESTE SÁBADO, DIA 27

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste sábado, dia 27, mais uma edição do Mutirão de Exames Preventivos, que vem favorecendo milhares de mulheres com faixa etária entre 25 e 64 anos em todo o município. Serão 16 unidades envolvidas no mutirão, que ocorre quinzenalmente com o objetivo de proporcionar às mulheres uma oportunidade de se atentar aos riscos de problemas de saúde. Os exames serão oferecidos das 8h às 16h.

As unidades que oferecem os exames nesta etapa da campanha são: Clínica da Família, Posto Manejo, Posto do Estado, PSF Baixada do Olaria, PSF Morro do Cruzeiro, PSF Cabral Alambari, PSF Vicentina, PSF Engenheiro Passos, UBS Cidade Alegria, PSF Cidade Alegria, PSF Liberdade, PSF Itapuca, PSF Barra I, PSF Morada da Barra, PSF Nova Alegria, Condomínios Gardênia, Tulipa.

Os procedimentos envolvem uma série de exames, que são fundamentais para um diagnóstico precoce de câncer de mama e câncer no colo do útero (papanicolau), causando menores danos à saúde das mulheres. Desde março, a campanha já realizou mais de 3 mil preventivos e mamografias.

Coletas de sangue, exame de toque na mama, mamografias, colhimento de células do colo do útero para prevenção do câncer são os principais exames realizados no mutirão.    

A necessidade da mulher conhecer o desenvolvimento da sua mama é muito importante,  pois ao detectar qualquer anormalidade deve procurar um serviço de saúde imediatamente.

Dados sobre câncer de mama e de colo de útero

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2018 foram estimados mais de 16 mil casos de câncer de colo de útero. A infecção genital é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Já o câncer de mama, segundo o Instituto, tem 59.700 casos estimados no ano passado.

Palavras chaves: Mutirão Saúde
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados