31/05/2012

Prefeitura realiza mobilização sobre o “Dia Mundial sem Tabaco”

População pode conhecer o Programa Antitabagismo desenvolvido pela Secretaria de Saúde

Prefeitura realiza mobilização sobre o “Dia Mundial sem Tabaco”

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 31 de maio, uma mobilização sobre o ‘Dia Mundial Sem Tabaco', com aferição de pressão arterial e distribuição de material sobre o tabagismo. Durante o evento, uma parceria entre os Programas Antitabagismo e de Educação Em Saúde, foi destacado o tratamento oferecido pela Prefeitura para quem deseja parar de fumar.

- A ideia da ação marcada no Dia Mundial Sem Tabaco, é principalmente, para falar sobre os riscos e também sobre os serviços que são oferecidos pela Prefeitura para quem deseja deixar o vício - comenta a coordenadora do programa, Sônia Cardoso Moreira Garcia, destacando que o Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 com o objetivo de chamar a atenção da humanidade para a epidemia do tabaco, principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Atualmente, cerca de 450 usuários estão em tratamento pelo programa. Cada um dos usuários em tratamento passa por várias etapas, entre elas a de verificação do grau de dependência em relação à nicotina. A partir deste dado, é feito um plano de tratamento que atenderá o paciente. Implantado em 2010 pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, o serviço vem sendo ampliado para que um universo cada vez maior de cidadãos seja beneficiado por essa ação preventiva, que é muito importante na área de saúde pública, já que o cigarro é o causador de várias doenças, como câncer, infartos e derrames.

- Contamos atualmente com 30 grupos em funcionamento, inclusive no período noturno, que atendem cerca de 450 pessoas que desejam parar de fumar. Visando à ampliação deste trabalho, realizamos neste mês a capacitação de mais 79 profissionais que irão atuar no tratamento oferecido no Programa - comenta a coordenadora Sônia.

Desde que foi implantado pelo atual governo, mais de duas mil pessoas já foram beneficiadas com o tratamento, sendo que neste período o índice de abandono do vício chegou a 80% dos pacientes. O tratamento inclui sessões de terapia e uso de adesivos e gomas de mascar (repositores de nicotina), mas em casos especiais o médico do posto também faz prescrição de medicamento para diminuir a ansiedade e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência. Os medicamentos, enviados pelo Ministério da Saúde, são gratuitos e já vêm no nome do paciente.

- Recebemos agora do Ministério uma remessa de cerca de dois mil adesivos que serão distribuídos para os pacientes do programa - conta Sônia.

Para participar do Programa Antitabagismo, os interessados devem procurar uma unidade de saúde. Caso não haja vaga, ele aguarda em uma fila de espera, que demora no máximo um mês para convocá-lo para o tratamento. Isso acontece porque já no segundo mês, os pacientes em tratamento entram no programa de manutenção e novas vagas são abertas. Em cada unidade, as reuniões dos grupos acontecem em dias e horários diferenciados, que são informados no local. Cada grupo reúne em média 15 pacientes.

Palavras chaves: SAÚDE