Obras e Serviços Públicos

26/07/2012

Prefeitura realiza melhorias em área no Surubi

Serviços incluem substituição da rede de água e drenagem

Prefeitura realiza melhorias em área no Surubi

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura está executando diversos serviços no bairro Surubi, principalmente em área próxima à rua Ari Guimarães. Os serviços começaram há cerca de 40 dias e incluem a troca da rede de água pluvial e a drenagem da área localizada abaixo do nível da rua.

-Inicialmente nós fizemos um levantamento das condições da rede de águas pluviais e elaboramos um projeto para substituição das manilhas. A rede de esgoto existe hoje de forma precária e está sendo desobstruída pela concessionária Águas das Agulhas Negras - explicou o secretário de Obras, Rubens Almada.

Segundo o secretário, a Prefeitura está melhorando também a infraestrutura do acesso às moradias. O sistema de iluminação pública foi ligado nesta semana, depois que a concessionária de energia elétrica Ampla instalou quatro postes no local.

Já a concessionária Águas das Agulhas Negras consertou vazamentos na rede de esgoto e, após o término do serviço de drenagem, irá avaliar a necessidade de troca da rede de esgoto ou de efetuar outros serviços no local.

O planejamento da Prefeitura prevê ainda melhorias no acesso às moradias e asfaltamento de ruas do Parque Castro Silva, no Alto Surubi. Esse planejamento no bairro Surubi, iniciado em 2009, já contemplou, por exemplo, a canalização de um córrego na rua Rodolfo Anechino e a pavimentação de diversas ruas, como a rua Projetada.

A Secretaria de Serviços Públicos está também intensificando a limpeza no local, com serviços de retirada de entulho, roçada e pintura de meio-fio. De acordo com o secretário da pasta, Marcial Correa de Abreu, esse trabalho costuma ser realizado de dois em dois meses e já havia sido feito em junho no Surubi.

- Em decorrência da obra, para evitar acúmulo de entulho e lixo, o que pode obstruir ainda mais a rede de águas pluviais e de esgoto, a Secretaria intensificou as ações no local durante esse período - afirmou.

Desde o início de 2009, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos acompanha as famílias residentes na área abaixo do nível da rua Ari Guimarães. Segundo a secretaria, atualmente quatro famílias, residentes em casas de tapume, já estão cadastradas no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e recebem Bolsa Família, tíquete-alimentação e a cesta de hortifrutigranjeiros do programa Sacola Cheia, e participam ainda de outros programas como a brinquedoteca e o Projovem.

Durante uma visita na terça-feira, dia 24, a secretária de Assistência Social, Marly Ceccoline, e uma equipe do CRAS Lavapés estiveram no local para anunciar aos moradores das residências de tapume que eles serão incluídos no programa Aluguel Social. O processo para recebimento do benefício já foi aberto na Prefeitura, e a previsão é de que dentro de dois meses as famílias sejam contempladas. Além disso, o governo municipal avalia ainda a possibilidade de construir casas de alvenaria em substituição às casas de tapume.

O Programa Aluguel Social foi criado através de uma lei municipal sancionada pelo prefeito José Rechuan em dezembro de 2010, por meio do qual são contempladas famílias que tiveram sua moradia destruída ou interditada em função de deslizamentos, inundações, secas, desastres naturais, insalubridade habitacional ou qualquer condição que impeça o uso seguro do imóvel.

Através do Programa Aluguel Social, a Prefeitura concede auxílio de moradia a famílias de baixa renda no valor mensal de até dois salários mínimos, pelo período de um ano. Já foram beneficiadas no município sete famílias, mas outros processos estão em tramitação.

Palavras chaves: OBRAS