Assistência Social e Direitos Humanos

07/08/2012

Prefeitura realiza mais uma etapa do Projeto “Cuidando dos Cuidadores”

Profissionais que atuam nos abrigos participam de capacitação

Prefeitura realiza mais uma etapa do Projeto “Cuidando dos Cuidadores”

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Os profissionais da Fundação Confiar (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência) que atuam nos abrigos Nossa Casa e Casa da Acolhida estão participando de mais uma etapa do Projeto de capacitação continuada "Cuidando dos Cuidadores". O curso é realizado anualmente e tem o objetivo de possibilitar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelas equipes técnicas nessas unidades.

Segundo a presidente do Confiar, Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha, o projeto teve início em 2009, no primeiro ano da atual administração. Além de qualificar os funcionários em relação ao cuidado e tratamento das crianças e adolescentes, o curso aborda principalmente a questão do acolhimento.

Este ano, estão participando do curso cerca de 50 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, educadores e auxiliares de serviços gerais. As aulas são realizadas pela Organização Não Governamental Educadores Sociais, de São Paulo, especializada neste tipo de capacitação. Os encontros tiveram início em julho e terminam no mês de dezembro. Eles acontecem duas vezes por mês, na Casa dos Conselhos Municipais.

De acordo com a presidente do Confiar, as equipes técnicas participam de atividades que visam aperfeiçoar o trabalho, contribuindo para melhorar cada vez mais os atendimentos aos abrigados. Isso é feito através de dinâmicas, palestras, exposição de vídeos, entre outras atividades.

- Uma das nossas preocupações é conciliar o horário das aulas com os turnos dos profissionais - ressalta Maria Virgínia, lembrando que eles receberão certificados de conclusão.

O Curso de Capacitação Continuada é realizado com recursos provenientes do Fundo Municipal da Infância e Adolescência, com a contrapartida da Prefeitura para custeio de organização e logística.

Os abrigos Nossa Casa e Casa da Acolhida atendem crianças e adolescentes que tiveram seus direitos ameaçados ou violados e foram afastados do seu ambiente familiar por determinação do Juizado da Infância e Juventude. Ao todo, o município possui 41 abrigados.

Palavras chaves: CRIANÇAS E ADOLESCENTES