02/05/2013
Prefeitura realiza mais um mutirão de combate à dengue
Mais de 200 caminhões de entulho foram recolhidos dos 10 mutirões realizados em 2013
Crédito: Divulgação - CCZ/PMR
Dando continuidade ao calendário de mutirões contra a dengue, o bairro Vila Alegria será beneficiado neste sábado, dia 4 de maio, com os trabalhos de recolhimento de material que acumula água parada. A equipe da Prefeitura estará no local das 8h às 13h.
Cerca de 20 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, vão recolher esse material que pode se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue e orientar os moradores sobre as medidas de prevenção. Além disso, o carro "fumacê" vai percorrer as ruas do bairro.
Só o último mutirão, realizado no bairro Novo Surubi, no dia 27, retirou cerca de 30 caminhões de entulho. No total, em 2013, foram recolhidos mais de 200 caminhões nos 10 mutirões, que também atenderam os bairros Cidade Alegria, Jardim Primavera III, Toyota, Paraíso, Morada do Contorno, Liberdade e Nova Liberdade, Itapuca, Cabral e Nova Alegria.
De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Resende, até o dia 30 de abril, foram confirmados no município 300 casos de dengue, sendo que 568 notificações ainda aguardam resultado de exame. O Paraíso lidera o número de casos confirmados, com 63; seguido da Liberdade, com 31, e Cidade Alegria, com 19.
Diante do aumento no número de casos notificados, o calendário do mutirão está sendo definido semanalmente pela Secretaria de Saúde, com base nas notificações e no índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, verificado no trabalho de inspeção dos vigilantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
A superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, reforçou o pedido para que os moradores não coloquem entulhos nas calçadas, como restos de obras. "Isso prejudica a retirada de depósitos que acumulam água, que é o foco do mutirão", destacou.
Novos equipamentos - Além disso, Lúcia Albuquerque afirmou que o governo municipal melhorou a estrutura do CCZ, com a compra de novos equipamentos, como um atomizador, no valor de R$ 50 mil, usado para bombeamento de inseticida no controle do vetor.
O reforço também foi feito na assistência hospitalar aos pacientes com suspeita de dengue. No total, a rede de saúde municipal tem 41 cadeiras de hidratação, para pacientes que precisam tomar soro, sendo 17 no Hospital de Emergência, 16 espalhadas em unidades básicas de saúde, cinco no Posto do Manejo e três no Pronto Atendimento do Paraíso.
A Secretaria de Saúde informou ainda que mais cinco unidades já foram compradas e devem ser entregues nos postos no próximo mês.