22/04/2009

Prefeitura realiza limpeza de canal na Grande Alegria

Rechuan vistoria serviço, que está sendo feito com máquina do Estado

Prefeitura realiza limpeza de canal na Grande Alegria

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) vistoriou, na tarde de sexta-feira, dia 17, o trabalho de limpeza do canal periférico da Cidade Alegria, que se localiza na divisa deste bairro com o conjunto habitacional Toyota e o Loteamento Morada do Contorno. Os serviços estão sendo realizados por uma máquina retro-escavadeira hidráulica cedida temporariamente ao Município pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) - foto.

Acompanharam o prefeito nesta vistoria o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança (Obras), engenheiro Rubens Almada; o superintendente de Administrações Regionais da Prefeitura, Norival Diniz; e os presidentes da SANEAR (Agência de Saneamento do Município) e da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), Alcides De Carli e Paulo José Fontanezi, respectivamente.

Segundo Rechuan, a máquina deverá permanecer na cidade até a primeira quinzena de maio, período no qual o equipamento vai ser utilizado na limpeza de outros canais, entre eles o córrego que passa pelos bairros Alegria Velha, Itapuca e Baixada da Olaria, desembocando no Rio Paraíba do Sul; o ribeirão Sesmarias, na região central de Resende; o Rio Alambari e o córrego do bairro Surubi, próximo à Rua Projetada.

Outro serviço previsto para ser executado com a utilização desta máquina será a retificação do Rio Pacas, entre a Vargem Grande e o distrito da Fumaça, onde recentemente ocorreu um deslizamento de terra devido às chuvas, provocando transtornos ao tráfego de veículos nas proximidades. Com a retificação do rio, a Prefeitura planeja reconstruir o trecho danificado, garantindo desta maneira as condições necessárias para a circulação de carros, caminhões e ônibus na localidade, que atualmente é feito com dificuldades.

Na vistoria da limpeza do canal periférico, o prefeito destacou a importância do serviço em canais e córregos para o dia-a-dia da população e classificou como fundamental o apoio prestado pelo Governo do Estado à realização deste trabalho. O empréstimo da máquina usada na limpeza foi proveniente de um encontro realizado semana passada, na sede da INEA, no Rio de Janeiro, do qual participaram os presidentes da SANEAR (Alcides De Carli) e da AMAR (Paulo José Fontanezi). O INEA reúne agora os extintos órgãos FEEMA (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente), SERLA (Superintendência de Rios e Lagos) e IEF (Instituto Estadual de Florestas).

- Com a limpeza de canais e córregos, a Prefeitura coloca em prática também outra medida importante dentro da área de saúde pública, principalmente no combate à dengue, onde o ambiente com água parada se constitui em um cenário propício à proliferação do mosquito transmissor da doença. Isso sem contar os riscos de proliferação de pernilongos. Além disso, sabemos que a realização deste serviço é fundamental para manter o aspecto de embelezamento da cidade – disse o prefeito.

OUTRA OBRA – No mesmo dia em que vistoriou a limpeza do canal periférico da Cidade Alegria, Rechuan também fez uma visita ao bairro Casa da Lua, onde recentemente a Prefeitura realizou reparos em algumas vias com a colocação de saibro. De acordo com o prefeito, cerca de dez quilômetros de vias urbanas foram recuperados na comunidade. Ele frisou que a realização deste serviço fez parte da série de ações desenvolvidas pelo Município a partir de janeiro com o objetivo de garantir as condições para o tráfego de veículos na área urbana.

- A situação caótica das ruas, avenidas e praças da cidade foi um dos problemas principais encontrados pela nossa administração em janeiro. Devido a este estado precário, determinamos que a recuperação das vias públicas seria uma das prioridades do nosso governo nos primeiros meses deste ano. Hoje, a população já pode perceber nas ruas os resultados positivos deste trabalho – concluiu Rechuan.

Palavras chaves: SANEAMENTO BÁSICO