25/05/2012

Encontro terá a presença de 12 municípios do Médio Paraíba

Prefeitura realiza I Fórum Regional de Ouvidoria da Saúde

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima quarta-feira, dia 30 de maio, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), na Morada da Colina, o I Fórum Regional de Ouvidoria da Saúde.

O encontro, que terá a presença dos 12 municípios do Médio Paraíba, tem como objetivo reforçar a importância da Ouvidoria para o exercício da cidadania, participação popular, controle social e como instrumento de gestão.

- Resende foi escolhida para sediar este encontro porque a Ouvidoria do SUS no município tornou-se referência na região. O setor é mais um canal de acesso do cidadão ao poder público. Em Resende, usamos os relatórios gerados pela Ouvidoria como instrumento de gestão, balizando, inclusive, a tomada de decisões da Secretaria de Saúde - declarou o secretário da pasta, Daniel Brito.

O fórum terá credenciamento aberto a partir das 08 horas, e em seguida, às 08h30min, será feita a abertura com a participação do prefeito José Rechuan (PP); do secretário de Saúde, Daniel Brito; da Ouvidora Geral da Secretaria Estadual de Saúde, Márcia Lopes Silva; da Ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde, Verônica Alves Martins; dentre outras autoridades municipais.

A primeira palestra do fórum começa às 09 horas, e tratará sobre ‘O Papel das Ouvidorias do SUS e Estratégias de Implantação no Estado do Rio de Janeiro', ministrada pela Ouvidora Geral da Secretaria Estadual de Saúde, Márcia Lopes Silva. Às 10 horas, serão três palestras: ‘Experiência da Ouvidoria do SUS de Resende', pela Ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde, Verônica Alves Martins; ‘Direção de Controle, Avaliação e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde', ministrado pelo diretor Gustavo Adolf Fichter; ‘A Ouvidoria Geral do Município de Resende', ministrada pelo Ouvidor Geral da Prefeitura, Antônio Augusto Leão Chagas. Ainda na parte da manhã, às 11h20min, será aberto um espaço para perguntas e debates.

Na parte da tarde acontecerão mais três palestras: às 13h30min, o tema será ‘O Acesso à Informação: Direito Humano Fundamental', ministrada pela professora e Ouvidora Geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cristina Ayoub Riche; às 14h30min, ‘Gestão e Participação Social', ministrada pelo professor e Doutor em Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF), Aluísio Gomes da Silva Júnior; e às 16h, ‘A Ouvidoria no SUS', ministrada pela diretora substituta do Departamento de Ouvidoria do SUS (DOGES), Kelly Gonçalves Meira Arruda. O encerramento está previsto para acontecer às 17h30min.

OUVIDORIA EM RESENDE - A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde foi implantada pela administração do prefeito José Rechuan (PP), em outubro de 2010. Em média são realizadas 150 atendimentos por mês, sendo que 70% dos casos são feitos diretamente em sua sede, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, no Centro Administrativo (Sede da Prefeitura), na Rua Augusto Xavier de Lima, 251, Jardim Jalisco.

- Os contatos além de pessoalmente, podem ser feito também através do telefone 3354-5440. Todas as denúncias, sugestões, informações e elogios são protocolados, e todas as demandas são respondidas - explica a Ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde, Verônica Alves Martins.

Palavras chaves: SAÚDE