Indústria e Comércio

07/08/2013

Prefeitura realiza Formatura do Curso de Monitor de Ecoturismo

Participaram do curso 25 alunos, que vão ajudar na conservação do patrimônio natural de Resende

Prefeitura realiza Formatura do Curso de Monitor de Ecoturismo

Crédito: Antônio Leão - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Agência do Meio Ambiente (AMAR) e da Secretaria de Turismo e Eventos, realiza nesta sexta-feira, dia 9, a partir das 15 horas, na Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, na Serrinha do Alambari, a formatura dos 25 alunos do Curso de Monitor de Ecoturismo.

De acordo com a coordenadora do Programa Monitor de Ecoturismo, Adriana Santos, o curso, que teve duração de três meses, teve como objetivo capacitar como monitores de ecoturismo, jovens e moradores da Área de Proteção Permanente da Serrinha do Alambari, para que contribuam com a orientação do turismo seguro e responsável na unidade de conservação.

- A partir de agora, os formandos poderão ajudar na promoção da conservação do patrimônio natural de Resende - comenta a coordenadora.

No curso, os alunos receberam informações teóricas sobre a História de Resende; Geografia e o Ecossistema Regional; Noções de Orientação e Navegação; Montanhismo; Turismo; Noções de Segurança; e Noções de Primeiros Socorros, além de toda parte prática, que envolveu interpretação ambiental e Circuito das Trilhas na Serrinha e na parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia.

O programa tem como objetivo promover a formação de monitores de ecoturismo e atua na conservação do patrimônio natural de Resende, contando para isso com o apoio de excursionistas, guias e visitantes, além das comunidades locais, que fazem o levantamento, diagnóstico e monitoramento das trilhas existentes nos atrativos naturais do município. Os monitores também orientam o turismo responsável em unidades de conservação (RPPN) localizadas no Município.

O Curso de Monitor de Ecoturismo é um projeto ambiental e socioeducativo, coordenado pela AMAR, com a participação da Secretaria de Turismo e Eventos, Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN), o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, Parque Nacional do Itatiaia e Parque Estadual da Pedra Selada.

Palavras chaves: TURISMO