Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende

17/11/2015

Prefeitura realiza formatura de 340 alunos das oficinas do Confiar

Adolescentes participaram de oficinas neste ano

Prefeitura realiza formatura de 340 alunos das oficinas do Confiar

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), realiza nesta terça-feira, dia 17 de novembro, a formatura de 340 adolescentes que participaram das seis oficinas oferecidas pela instituição: Recreadores de Creche, Auxiliar de Sala de Aula, Empreendedor Social, Oficina de Floresta, Noções Administrativas e Guarda Aprendiz.

A formatura acontece às 20 horas, no auditório General Médici, na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), reunindo o prefeito José Rechuan, deputada estadual Ana Paula Rechuan, a presidente do Confiar, Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha, formandos, familiares, convidados e os profissionais da Fundação. O promotor da Infância e Juventude, Afonso Henrique Lemos, será o paraninfo da turma.

As oficinas do Confiar são destinadas a jovens com idades entre 14 e 17 anos, que devem estar matriculados na rede pública de educação, com frequência regular às aulas. As oficinas têm duração de dez meses, período durante o qual os alunos recebem uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100, vale-transporte e lanche. As capacitações acontecem nos horários da manhã e da tarde, no contraturno escolar.

As pré-inscrições para a formação de novas turmas serão abertas entre o final de janeiro e início de fevereiro de 2016, sendo que as aulas têm início em março. Segundo a presidente da Fundação Confiar, Maria Virgínia de Mello Souza, além da qualificação profissional, os alunos participam palestras sobre cidadania, comportamento, responsabilidade social, conscientização sobre o uso de drogas e gravidez na adolescência.

- As oficinas, além de ensinar uma profissão a esses adolescentes, também contribuem para afastá-los das ruas e dar-lhes noções de cidadania. Uma prova do sucesso dessa iniciativa neste ano é o fato de dois alunos das oficinas de Noções Administrativas terem sido classificados no Concurso de redação do Instituto Votorantim, sob o tema Grandes Atitudes pela Educação. Eles concorreram com outros jovens de 18 cidades e se destacaram - avaliou a presidente.

Palavras chaves: ADOLESCENTES