Superintendência de Transporte e Trânsito

Pintura de espaços públicos conta com a parceria da PM e Polícia Civil

Prefeitura realiza combate a pichações com apologia a facções criminosas

Crédito: Divulgação - PMR

As pichações com símbolos que fazem apologia ao crime estão sendo retiradas dos muros da cidade. A ação, que consiste na pintura desses locais, vem sendo implementada pela Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Ordem Pública, em parceria com as polícias Militar e Civil. A execução do serviço já passou por bairros como Baixada da Olaria, Morada do Contorno, Cidade Alegria, Itapuca, Morada da Felicidade e Surubi.

Para o superintendente de Ordem Pública, Dalmo Ribeiro, a proposta do projeto é "mostrar para a sociedade que nenhuma facção criminosa tem presença e domínio no Município". O projeto prevê também a participação da comunidade que pode fazer denúncias pelo telefone do serviço ao cidadão da Prefeitura, chamado "Linha Viva". O número é o 0800-889-0808. O serviço garante o anonimato do denunciante.

- Esse trabalho tem recebido uma resposta muito positiva da comunidade que tem nos ajudado a identificar os locais pichados. Queremos com esse projeto dizer que em Resende não há território dominado por facções criminosas. O direito de ir e vir está garantido e aquele bairro pertence sim aos seus moradores - frisa.

De acordo com o projeto, locais que apresentam pichações de símbolos dessas facções recebem uma pintura executada por servidores da Prefeitura. O trabalho é acompanhado por policiais militares e civis que fazem ainda um trabalho de conscientização junto à comunidade.

A Vida em Suas Mãos forma mais uma turma de voluntários

Mais uma turma concluiu o curso de capacitação e estão aptos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre o assunto drogas em suas comunidades. Sessenta voluntários moradores da região das Barras participaram do curso A Vida em Suas Mãos, uma parceria da Prefeitura, através da Superintendência de Ordem Pública e a ONG Evoluir. O curso é voltado a um público com atuação nas comunidades como lideres religiosos e comunitários, representantes de entidades e profissionais de educação.

O objetivo do curso é o de capacitar esses voluntários para desempenhar atividades preventivas de conscientização da população. Durante as 12 aulas, com duração de duas horas e cursadas uma vez por semana, os voluntários utilizam material didático fornecido pela superintendência. Já as aulas teóricas ficam por conta dos professores da ONG.

- Levaremos o curso agora para o bairro Paraíso. Nos próximos dias abriremos as inscrições para quem estiver interessado. O curso será ministrado no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima - informou o superintendente.

Palavras chaves: ORDEM PÚBLICA